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Saiba se MEI também pode solicitar o auxílio-doença do INSS

Será que MEI também tem direito ao auxílio-doença do INSS? Veja como funciona e se você pode solicitar o benefício.

O microempreendedor individual (MEI) tem direitos que vão além da possibilidade de formalizar um pequeno negócio. Entre eles, há um benefício importante para momentos difíceis: o auxílio por incapacidade temporária, que antes era chamado de auxílio-doença.

Esse suporte financeiro pode ajudar quem precisa se afastar das atividades por um período devido a problemas de saúde. Mas, para receber o auxílio, o trabalhador precisa cumprir algumas exigências.

O pagamento das contribuições mensais deve estar em dia e o MEI deve ter feito, no mínimo, 12 pagamentos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, é necessário comprovar a impossibilidade de continuar trabalhando por meio de uma perícia médica.

Saiba se MEI também pode solicitar o auxílio-doença do INSS
MEI pode solicitar o auxílio-doença desde que cumpra algumas regras básicas! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Regras para o auxílio-doença do MEI

Nem todos microempreendedores sabem que a ajuda do INSS pode ser solicitada logo no primeiro dia de afastamento. O pedido deve ser feito dentro do prazo de 30 dias após a interrupção das atividades para que o benefício comece a ser pago desde a data do afastamento.

Nesse caso, o microempreendedor que precisar se afastar por mais de 15 dias devido a doença ou acidente pode pedir esse benefício. Porém, antes de dar entrada, é fundamental que tenha contribuído por pelo menos 12 meses, salvo em casos de doenças graves especificadas pelo INSS.

O pagamento do INSS pelos MEIs acontece por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Esse valor corresponde a 5% do salário-mínimo e deve ser quitado mensalmente junto aos tributos da categoria. Se houver atraso ou falta de pagamento, o benefício pode ser negado.

A comprovação da incapacidade para o trabalho é feita através de uma perícia médica. O profissional de saúde avalia a situação do trabalhador e define se ele realmente precisa se afastar. Caso o pedido seja aceito, o MEI receberá um salário-mínimo enquanto estiver afastado.

Saiba mais: Impacto no bolso: INSS altera valor de contribuição para MEIs e autônomos

Guia para solicitar seu benefício em 2025

A solicitação pode ser feita de maneira prática pelo site ou aplicativo do Meu INSS. Também é possível ligar para o telefone 135 e agendar o atendimento. Em algumas situações, o comparecimento a uma agência do INSS pode ser necessário para finalizar o processo.

Durante o pedido, o microempreendedor deve apresentar documentos como RG, CPF, carteira de trabalho (se houver), laudos médicos e comprovantes de contribuição ao INSS. Após a perícia, se for confirmada a necessidade do afastamento, o pagamento será liberado.

O valor do auxílio começa a ser depositado a partir da data em que o microempreendedor comprovou estar incapacitado, desde que a solicitação tenha sido feita dentro do prazo estabelecido. Dessa forma, é essencial não deixar para pedir depois de muito tempo, evitando prejuízos.

Cumprir todas as exigências e manter as contribuições em dia são medidas importantes para garantir que o benefício esteja disponível quando for necessário. Assim, o MEI pode ter um apoio financeiro nos momentos em que a saúde precisar de atenção.

Veja também: Novo cartão do MEI está recheado de vantagens e vai fazer seu negócio crescer como nunca

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

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