NotíciasCadastro Único

Cadastro RENOVADO: Auxílio Gás e Bolsa Família de cara nova para unipessoais: inscreva-se!

Auxílio Gás e Bolsa Família foram atualizados e oferecem novas oportunidades para famílias unipessoais. Aprenda a renovar seu cadastro e aproveitar todos benefícios.

O governo tem adotado novas medidas para aumentar a transparência e eficiência nos programas sociais. As mudanças mais recentes afetam as famílias unipessoais, ou seja, aquelas compostas por uma única pessoa.

A partir de agora, essas famílias precisarão passar por uma entrevista domiciliar para manter ou obter benefícios como o Bolsa Família e o Auxílio Gás. A medida, estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), visa a atualização e verificação das informações fornecidas no CadÚnico.

Tal exigência só não se aplica a pessoas em situação de rua, famílias que se encontram em situações de vulnerabilidade extrema e as que possuem membros em trabalho infantil. Aquelas com integrantes libertados de situações análogas à escravidão, bem como quilombolas e indígenas também estão isentos.

Cadastro RENOVADO: Auxílio Gás e Bolsa Família de cara nova para unipessoais: inscreva-se!
Famílias unipessoais precisarão passar por entrevista domiciliar se quiserem receber Auxílio Gás e Bolsa Família! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Entrevista domiciliar para cadastro de famílias unipessoais

O objetivo da mais nova mudança é reforçar a segurança e eliminar fraudes nos programas. O governo tem se concentrado em aperfeiçoar o processo de verificação dos cadastros, principalmente entre as famílias unipessoais, que frequentemente enfrentam dificuldades para cumprir as condições exigidas.

A medida segue a estratégia do governo atual de aprimorar a gestão do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Com isso, uma entrevista domiciliar será realizada por agentes designados pelo município ou pelo órgão responsável pela gestão do CadÚnico.

Durante a visita, os responsáveis pela verificação vão checar os dados informados pelo beneficiário e confirmar se as informações são verdadeiras. Somente após essa confirmação é que a família poderá acessar os benefícios do Bolsa Família ou do Auxílio Gás.

Essa entrevista deverá ser feita na residência do solicitante, o que facilita o processo para aqueles que podem ter dificuldades de locomoção até os centros de atendimento. Embora a medida envolva um esforço extra por parte dos beneficiários, ela busca evitar o ingresso de pessoas irregulares.

Veja também: Consulta Auxílio Gás pelo CPF: veja como consultar online se você tem direito ao benefício

Grupos isentos de novas regras do Auxílio Gás e Bolsa Família

Como dito, a nova regra sobre a entrevista domiciliar não se aplica a algumas populações específicas. Além das famílias em situação de rua, outras categorias de famílias também ficam isentas dessa exigência, como os grupos quilombolas, indígenas e aqueles com catadores de material reciclável.

A motivação para o governo isentar os grupos mencionados ocorreu porque essas famílias já enfrentam desafios adicionais que dificultam a realização da entrevista e a atualização cadastral. Além do mais, muitas vezes são as que mais precisam dos benefícios sociais.

Para os beneficiários que se enquadram nessas exceções, o governo assegura que continuam recebendo o Auxílio Gás e o Bolsa Família sem a necessidade de cumprir a exigência da entrevista domiciliar. No entanto, as famílias unipessoais precisam cumprir a regra para ter acesso aos benefícios.

Nos últimos anos, milhares de famílias unipessoais foram excluídas da lista de pagamentos do Governo Federal, pois eram as que mais continham inconsistências. Em muitos casos, os cidadãos afirmavam morar sozinhos apenas para receber os benefícios individualmente, quando moravam com a família.

Saiba mais: Como se cadastrar no auxílio gás e garantir o benefício em 2025?

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo