Cadastro Único

Caixa Tem: confira como usar o app para pagar contas e fazer PIX sem tarifa

O aplicativo Caixa Tem se tornou a principal ferramenta para a movimentação de benefícios sociais e o acesso a serviços bancários básicos para milhões de brasileiros. A plataforma, criada pela Caixa Econômica Federal, funciona como uma conta poupança social digital, de acesso simplificado e gratuito.

Lançado inicialmente para viabilizar o pagamento de auxílios governamentais, o aplicativo evoluiu e hoje oferece uma gama de funcionalidades que permitem ao usuário uma gestão financeira completa de seus recursos, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária para a maioria das operações.

Por meio do Caixa Tem, os beneficiários de programas como o Bolsa Família, o Vale Gás e o Abono Salarial PIS/Pasep podem realizar transações essenciais do dia a dia. Operações como o pagamento de contas e as transferências via Pix são realizadas de forma intuitiva e sem custos.

O conhecimento sobre as funcionalidades do aplicativo é, portanto, fundamental para que os usuários possam gerenciar seus benefícios com autonomia e segurança.

Caixa Tem confira como usar o app para pagar contas e fazer PIX sem tarifa
O Caixa Tem é o aplicativo que dá acesso à Poupança Social Digital, por onde são pagos benefícios como o Bolsa Família e o Vale Gás, permitindo a movimentação do dinheiro via Pix e pagamento de contas – Crédito: Jeane de Oliveira / cadunicobrasil.com.br

Como o Caixa Tem funciona para quem recebe benefícios

O Caixa Tem funciona como a interface de acesso para a Poupança Social Digital, uma conta bancária simplificada que a Caixa Econômica Federal (caixa.gov.br) abre automaticamente em nome dos cidadãos que têm direito a receber algum benefício social ou trabalhista do Governo Federal.

Quando um benefício, como o Bolsa Família, é concedido, o valor é depositado diretamente nessa conta na data prevista no calendário de pagamentos. O beneficiário, então, utiliza o aplicativo Caixa Tem para acessar e movimentar esse dinheiro.

Dessa forma, o aplicativo centraliza a gestão dos recursos. Ele permite que o usuário consulte o saldo e o extrato, verifique a data de liberação dos pagamentos e utilize o valor para as mais diversas finalidades, oferecendo inclusão financeira para uma grande parcela da população.

Leia também: Cursos gratuitos para jovens do CadÚnico são oferecidos em plataforma

Passo a passo: como pagar contas de água, luz e boletos

Uma das funcionalidades mais úteis do Caixa Tem é a de pagamento de contas e de boletos bancários. O processo é realizado de forma digital e evita a necessidade de se dirigir a uma casa lotérica ou agência.

1. Acessando a Função de Pagamento

Dentro da tela inicial do aplicativo, o usuário deve selecionar a opção “Pagar suas contas”. Essa ação irá abrir a interface de pagamento do aplicativo, que utiliza a câmera do celular para a leitura do código de barras.

2. Lendo o Código de Barras

Com a câmera ativada, basta apontá-la para o código de barras da conta de consumo (água, luz, telefone) ou do boleto que se deseja pagar. Se preferir, ou se a leitura não funcionar, o usuário pode escolher a opção de “Digitar código de barras” e inserir a numeração manualmente.

3. Confirmação e Comprovante

Após a leitura dos dados, o aplicativo exibirá na tela as informações do pagamento, como o valor e o nome do beneficiário, para que o usuário possa conferir. Para finalizar, basta digitar a senha do Caixa Tem. O comprovante da transação é gerado em seguida e pode ser salvo ou compartilhado.

Fazendo PIX e transferências no Caixa Tem sem tarifa

O aplicativo Caixa Tem é totalmente integrado ao sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (bcb.gov.br), o Pix. Para os usuários da Poupança Social Digital, as transações via Pix, tanto de envio quanto de recebimento, são gratuitas.

Para utilizar o serviço, o usuário deve selecionar a opção “Pix” na tela inicial do aplicativo. Nessa área, é possível gerenciar suas chaves Pix, que são os “apelidos” utilizados para identificar a sua conta, como o CPF, o e-mail ou um número de celular.

Para enviar um dinheiro, basta escolher a opção de pagar com uma chave, com um QR Code ou com o “Pix Copia e Cola”. O processo é instantâneo, e o dinheiro é transferido em poucos segundos, a qualquer hora do dia. Para receber, basta informar uma de suas chaves para o pagador.

Caixa Tem confira como usar o app para pagar contas e fazer PIX sem tarifa (2)
O aplicativo Caixa Tem permite a realização de pagamentos de boletos por meio da leitura do código de barras com a câmera do celular ou pela digitação manual do código – Crédito: Jeane de Oliveira / cadunicobrasil.com.br

Como usar o cartão de débito virtual para compras online

Para a realização de compras em sites e aplicativos, o Caixa Tem oferece um cartão de débito virtual. Essa é uma ferramenta de segurança que permite a realização de transações online sem a necessidade de expor os dados de um cartão físico.

O cartão de débito virtual possui um número, uma data de validade e um código de segurança (CVV) próprios. Para cada nova transação, o aplicativo gera um novo código de segurança, o que torna a operação muito mais segura e impede que os dados do cartão sejam reutilizados por terceiros.

Para utilizar, o usuário deve selecionar a opção “Cartão de Débito Virtual” no menu do aplicativo. O sistema irá exibir os dados do cartão, que devem ser inseridos nos campos de pagamento do site ou do aplicativo em que se deseja realizar a compra. O valor é debitado diretamente do saldo da conta Caixa Tem.

Leia também: Calendário do Bolsa Família para agosto de 2025

O que fazer se o app do Caixa Tem não estiver funcionando

Problemas técnicos e dificuldades de acesso podem ocorrer com qualquer aplicativo, e com o Caixa Tem não é diferente. Se o aplicativo apresentar instabilidade, a primeira medida é verificar se há alguma atualização pendente na loja de aplicativos (Google Play Store ou App Store). Manter o app atualizado é fundamental.

Se o problema for de acesso, como o esquecimento da senha, o próprio aplicativo oferece a opção de “Recuperar Senha” na tela de login, que guiará o usuário no processo de redefinição. É importante também sempre verificar se o celular está com uma conexão de internet estável.

Em casos de bloqueio da conta, que geralmente ocorrem por suspeita de fraude, por dados cadastrais desatualizados ou por ter ultrapassado o limite de movimentação da conta social (R$ 5.000 mensais), a solução está na opção “Atualize seu cadastro”. O aplicativo irá solicitar o envio de fotos dos documentos e do rosto do usuário para a regularização. Se o problema persistir, será necessário o comparecimento a uma agência da Caixa.

Wilson Spiler

Jornalista e design gráfico, pós-graduado em Marketing Digital. Atualmente sou editor de Home do Lance!, e redator nos sites Pronatec e CadÚnico. Já trabalhei nos mais diversos ramos da comunicação, com atuação em redações como Globo, GloboNews, Video Clipping, e SRZD, onde fui editor-chefe de Esportes e fotógrafo. Também exerci a função de analista de SEO em agências como Rankme e Search Lab, além de vários trabalhos freelancers para empresas como Dimona e Buscapé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo