Auxílio-nutrição APROVADO? Aposentados e pensionistas aguardam chegada de benefício
Auxílio-nutrição pode ser liberado para aposentados e pensionistas em breve. Descubra o que já sabemos sobre o benefício e quem poderá receber.
A renda de aposentados e pensionistas muitas vezes não acompanha o aumento dos preços, tornando despesas básicas mais pesadas no orçamento. Muitos dependem do benefício do INSS para cobrir gastos com alimentação e saúde, o que torna qualquer proposta de melhoria um assunto de grande interesse.
Diante desse cenário, servidores aposentados e pensionistas organizam mobilizações para reivindicar melhores condições. Entre as principais demandas está a criação de um auxílio voltado à nutrição, além do fim da contribuição previdenciária para esses grupos.
As solicitações foram apresentadas ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e fazem parte de uma campanha nacional que busca corrigir desigualdades no tratamento desses beneficiários. Conheça detalhes da proposta!

Auxílio-nutrição tem chance de ser aprovado?
Antes de mais nada, a nova proposta sugere a criação de um valor extra para aposentados e pensionistas, semelhante ao auxílio-alimentação concedido a servidores ativos.
O argumento principal é que, após a aposentadoria, muitos perdem benefícios relacionados à alimentação, mesmo continuando com a necessidade de manter uma dieta equilibrada e adequada à idade.
Nesse sentido, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal defende que tal mudança ajudaria a reduzir a vulnerabilidade financeira enfrentada por aposentados e pensionistas.
Em outras palavras, o mais novo auxílio seria uma forma de complementar a renda e permitir um maior equilíbrio nos gastos com alimentação por parte dos antigos servidores.
Além do mais, a equiparação de benefícios entre servidores ativos e aposentados também faz parte da mobilização. O objetivo é reduzir diferenças que afetam diretamente a qualidade de vida dos que já não estão na ativa.
Veja também: Aproximadamente 24 MILHÕES de brasileiros podem receber auxílio-doença por transtornos mentais; confira
É o fim da contribuição previdenciária?
Além da reivindicação sobre o auxílio-nutrição, outro ponto da campanha é a extinção da contribuição previdenciária cobrada dos aposentados e pensionistas. Atualmente, mesmo após anos de trabalho e contribuição ao INSS, esses beneficiários continuam pagando uma parcela sobre o valor que recebem.
A proposta atual defende que essa cobrança deixa aposentados em situação desvantajosa, pois reduz o poder de compra e dificulta a administração do orçamento. Para muitos, a cobrança representa um peso financeiro desnecessário, já que a contribuição foi feita ao longo da vida profissional.
Vale ressaltar que a mobilização continua em andamento e os servidores esperam que o governo avalie a possibilidade de implementar as mudanças.
Dessa forma, o auxílio-nutrição e o fim da contribuição previdenciária são vistos como medidas que podem melhorar a estabilidade financeira dos aposentados e pensionistas, o que daria mais segurança e tranquilidade para esse público.
Por ora, resta a esse público acompanhar as principais novidades referentes ao assunto, pois, se a demanda for atendida, milhares de antigos servidores poderão se beneficiar.
Saiba mais: Pé-de-Meia e Auxílio Gás garantidos pelo governo? Acordou vai permitir benefícios no Orçamento 2025