Notícias

Você pode estar comprando frutas no dia errado e perdendo dinheiro

Entrar em um supermercado é quase como entrar em um jogo do gato e do rato. Cada detalhe, da música no fundo à forma como os produtos estão organizados, foi planejado para influenciar suas escolhas. Mas, entender como tudo isso funciona pode te ajudar a garantir produtos fresquinhos e ainda economizar um bom dinheiro no final do mês.

Chega de sair de lá com alface murcha na segunda-feira! E quem gosta de pagar o preço cheio da carne um dia antes das promoções? Este guia vai te mostrar os segredos que os supermercados não falam, revelando os melhores dias para comprar cada tipo de produto e como descobrir ofertas que realmente compensam.

Qual o ‘dia de ouro’ para comprar frutas e legumes mais frescos (e baratos)?

Se você tem o hábito de fazer compras de hortifrutis no fim de semana ou na segunda-feira, pode estar levando para casa produtos que já estão cansados, ou seja, há dias nas prateleiras. O truque para pegar as frutas, legumes e verduras mais frescas é aproveitar a famosa “Terça-Feira Verde” ou “Quarta-Feira Verde”.

Esses são os dias em que muitos supermercados recebem novas remessas de produtos. Com isso, as lojas fazem promoções atrativas para acelerarem a venda desses itens frescos. Portanto, se você quer frutas e verduras impecáveis e mais baratas, terça e quarta-feira são os dias ideais.

Existe um dia ideal para garantir a carne do churrasco ou da semana?

Com certeza! Mas tudo depende do que você prioriza: economia ou frescor. Se o seu foco é economizar, fique ligado nas promoções que cada rede costuma fazer, como a “Segunda da Carne” e a “Quinta do Boi”. Nesses dias, alguns cortes entram em oferta, fazendo o preço cair.

Agora, se você está atrás de frescor e variedade, a sexta-feira é o dia perfeito para visitar o açougue. Nessa data, os estoques são renovados, assim você encontra os melhores cortes com uma aparência incrível, prontos para o churrasco de fim de semana.

Qual o truque para pegar o pão mais fresco e evitar o ‘pão de ontem’?

Quem não adora o cheirinho de pão quentinho? Para garantir que você leve o pão mais fresco para casa, fique atento aos horários das “fornadas”. Em geral, o pão fresco sai do forno logo pela manhã, entre 7h e 8h, e há outra fornada no meio da tarde, entre 15h e 16h. Assim, você tem uma boa chance de encontrar aquele pão francês ainda quentinho.

E aquele pão que ficou de um dia para o outro? Muitas vezes, ele é reciclado e vira torradas ou farinha de rosca vendida na própria padaria no dia seguinte.

Como decifrar os tabloides e saber se uma ‘oferta imperdível’ é real?

Cuidado: nem toda promoção que brilha nas prateleiras é realmente vantajosa. Para se tornar um verdadeiro “caçador de ofertas”, é preciso ter um olhar crítico. Preste atenção em três pontos importantes:

  1. Conheça o preço regular: Ter uma ideia do preço médio dos produtos que você costuma comprar é essencial. Anote os preços ou use aplicativos para se proteger da armadilha da “metade do dobro”.

  2. Verifique a data de validade: Promoções muito boas, com 50% de desconto em produtos como laticínios e frios, podem indicar que estão prestes a vencer. Se você puder usar o produto imediatamente, aproveite!

  3. Calcule o preço por unidade/quilo: Em ofertas do tipo “leve 3, pague 2”, sempre calcule o preço por unidade para ver se realmente vale a pena em comparação com o preço normal.

Por que a embalagem parece a mesma, mas o produto diminuiu?

Se você já se sentiu enganado ao perceber que o pacote de biscoitos ou chocolate pareceu menor, não está ficando maluco. Essa prática, chamada de “reduflação”, acontece quando as indústrias diminuem a quantidade de produto, mas mantêm ou aumentam o preço.

É uma maneira disfarçada de lidar com a inflação. Para se proteger disso, crie o hábito de sempre conferir o peso ou volume na embalagem e, se possível, compare o preço por quilo ou por litro na prateleira.

Qual a rotina do ‘comprador faixa-preta’ para aproveitar todos esses segredos?

Para juntar todo esse conhecimento e fazer compras inteligentes, o consumidor experiente tem uma rotina bem estabelecida.

O plano semanal ideal pode incluir:

  • Fim de semana/Segunda-feira: Planeje o cardápio da semana e chegue à despensa.

  • Terça ou Quarta-feira: Faça a compra principal, focando em hortifrutis frescos e promoções.

  • Quinta ou Sexta-feira: Se precisar, passe rapidamente no açougue para garantir carne fresca para o final de semana.

  • Todos os dias: Mantenha o hábito de checar as datas de validade, comparar preços por unidade e ficar atento a promoções que parecem boas demais para ser verdade.

Seguindo essa rotina, você vai conseguir comprar de acordo com o ritmo do supermercado – e não o contrário – garantindo sempre os melhores produtos pelos melhores preços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo