NotíciasCadastro Único

Mais de 5% dos brasileiros podem pedir ESTE benefício do INSS e ainda não sabem como

Milhares de brasileiros podem ter direito a um benefício do INSS, mas desconhecem os critérios para solicitá-lo. Saiba como verificar sua elegibilidade para conquistar esse direito.

No Brasil, diversas pessoas enfrentam transtornos mentais como a depressão, afetando uma parte significativa da população. Estima-se que cerca de 11,7 milhões de pessoas lidam com essas condições, o que representa cerca de 5,8% dos cidadãos.

Apesar dos números, poucas pessoas sabem que quem sofre de problemas mentais pode ter direito a benefícios oferecidos pelo INSS, como o próprio auxílio por incapacidade. Afinal, transtornos mentais podem prejudicar a capacidade de uma pessoa de realizar atividades no trabalho, gerando afastamento.

Diante dessa realidade, o INSS oferece suporte financeiro para aqueles que comprovam a incapacidade de trabalhar devido a essas condições. Este benefício pode ser solicitado de um jeito fácil, mas exige a documentação correta e um processo de perícia.

Mais de 5% dos brasileiros podem pedir ESTE benefício do INSS e ainda não sabem como
Brasileiros com transtornos mentais também têm direito a benefício por incapacidade do INSS! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

O que é preciso para solicitar benefício por incapacidade?

O benefício por incapacidade temporária, antes conhecido como auxílio-doença, é destinado a segurados do INSS que ficam impossibilitados de trabalhar devido a doenças, acidentes ou problemas de saúde, como os transtornos mentais.

Para solicitar o benefício, é necessário apresentar laudos médicos detalhados que comprovem o diagnóstico e o impacto negativo da doença na capacidade de trabalho da pessoa e no dia a dia.

O INSS realiza uma perícia médica para avaliar a condição do solicitante. Caso a análise determine que o trabalhador está incapaz de exercer suas funções por mais de 15 dias consecutivos, o benefício é concedido.

Já o valor do benefício é calculado com base na média dos salários de contribuição do trabalhador, geralmente equivalente a 91% dessa média. O tempo de recebimento do benefício será definido pela perícia médica.

Caso o trabalhador ainda precise de mais tempo para se recuperar, ele pode solicitar a prorrogação do benefício. O INSS realizará nova avaliação para decidir se a prorrogação é necessária. Se a incapacidade for permanente, o órgão pode conceder a aposentadoria por invalidez ou o auxílio-acidente.

Veja também: Ninguém esperava por essa! Com nova regra do INSS, brasileiros podem sair no PREJUÍZO

Requisitos e etapas até o pedido ser aprovado pelo INSS

Para solicitar o auxílio por incapacidade, o segurado deve estar com tudo regularizado e ter as contribuições em dia. A solicitação pode ser feita de forma simples por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Ao acessar o aplicativo, basta escolher a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”, selecionar o tipo de perícia e seguir as instruções para enviar as informações necessárias exigidas pelo órgão previdenciário.

É fundamental que o segurado tenha toda a documentação médica que comprove a condição de saúde e a necessidade do afastamento. A perícia médica determinará a duração do benefício, que pode ser temporária ou até permanente, dependendo do diagnóstico e da avaliação do INSS.

O benefício por incapacidade é uma forma importante de apoio para quem sofre de transtornos mentais e não consegue trabalhar. Logo, seguir com o acompanhamento médico e cumprir com as exigências do INSS são passos importantes para ter acesso a esse pagamento temporário ou permanente.

Saiba mais: De olho nas datas: calendário de abril do INSS revelado com novidades para segurados

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo