NotíciasCadastro Único

Pagamentos retroativos do INSS estão sendo liberados aos poucos; aprenda a consultar

INSS começou a liberar pagamentos retroativos para segurados. Aprenda a consultar se você tem direito e descubra quando o valor será depositado.

Recentemente, o INSS anunciou uma revisão nos cálculos de benefícios concedidos entre 2002 e 2009. O objetivo é corrigir um erro que reduziu os valores pagos a milhares de segurados. Com isso, muitos aposentados e pensionistas podem ter direito a receber quantias retroativas.

A falha ocorreu porque o INSS não aplicou corretamente a regra que prevê a exclusão dos 20% menores salários de contribuição no cálculo de benefícios. Esse problema afetou auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente.

Os pagamentos seguirão um cronograma que prioriza segurados mais velhos e aqueles que tiveram maiores perdas. Quem recebeu benefícios dentro do período citado deve conferir se está entre os que terão direito à revisão.

Pagamentos retroativos do INSS estão sendo liberados aos poucos; aprenda a consultar
INSS começa a liberar pagamentos retroativos para quem tem direito! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Critérios para receber os valores retroativos

A revisão atende segurados que tiveram benefícios concedidos entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009. Essa correção foi determinada pela Justiça após a constatação do erro nos cálculos feitos pelo INSS.

Os principais critérios para ter direito ao pagamento incluem:

  • Ter recebido auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte ou auxílio-acidente dentro do período revisado;
  • Não ter sido contemplado na revisão automática de 2012;
  • Ter sido incluído em ações judiciais movidas por entidades como o Ministério Público e o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi);
  • Estar entre os segurados cujo benefício foi calculado sem a exclusão das menores contribuições.

Há exceções para alguns casos. Benefícios concedidos entre março e julho de 2005, durante a vigência da Medida Provisória 242, não entram na revisão. O motivo é que nesse período as regras eram diferentes, e os cálculos foram feitos de outra forma.

Saiba mais: Pagamento emergencial para aposentados é liberado pelo INSS

INSS preparou guia para realizar consulta

Os segurados podem verificar se estão na lista de beneficiados acessando o Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. O procedimento é simples e pode ser feito sem precisar sair de casa.

Para consultar, basta seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Fazer login com CPF e senha cadastrados no Gov.br;
  • Digitar “Revisão” na barra de pesquisa;
  • Clicar na opção “Histórico de Crédito de Benefício” para ver se há valores a receber.

Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 135, que é o canal oficial de atendimento do INSS, ou procurar uma agência para esclarecimentos.

A correção desse erro representa uma oportunidade para muitos segurados receberem valores que deixaram de ser pagos corretamente. Além do pagamento retroativo, a revisão pode ajustar o valor mensal de benefícios ativos.

Tendo isso em vista, aposentados e pensionistas terão um acréscimo na renda, corrigindo um problema que se arrastava há anos e parecia não ter um fim.

Veja também: Falta de Prova de Vida pode cortar benefícios do INSS? Entenda o ALERTA!

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo