Minha Casa Minha Vida: 1,4 mil moradias são autorizadas pelo governo
O governo liberou 1,4 mil novas moradias pelo Minha Casa Minha Vida. Veja onde serão construídas e quem pode se beneficiar com a iniciativa.
O Ministério das Cidades anunciou a contratação de mais 1.430 moradias dentro do programa Minha Casa Minha Vida, beneficiando aproximadamente 5 mil pessoas em diversas regiões do país.
A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira, dia 20, e contempla sete municípios espalhados por seis estados e o Distrito Federal.
As novas unidades habitacionais foram distribuídas entre as modalidades urbana e rural, seguindo os critérios estabelecidos pelo programa. Desde a retomada da iniciativa, em 2023, o governo federal já selecionou 382 mil moradias em todo país, ampliando o acesso à habitação para famílias de baixa renda.

Distribuição das casas por região
No Nordeste, foram destinadas 377 moradias, sendo 50 unidades para o município de Meruoca, no Ceará, 288 para Paulista, em Pernambuco, e 39 para João Pessoa, na Paraíba.
A região em questão continua entre as mais contempladas pelo programa, totalizando 174.733 unidades habitacionais selecionadas entre 2023 e 2025.
Já no Norte, serão construídas 349 moradias, das quais 144 ficarão em Paragominas, 130 em Redenção, ambas no Pará, e 75 em Manaus, no Amazonas.
Desde 2023, a região já recebeu 57.663 moradias, cumprindo o objetivo de ampliar o acesso à habitação para famílias que vivem em áreas com maior déficit habitacional.
No Centro-Oeste, o programa Minha Casa Minha Vida garantiu 704 moradias, sendo 384 para o Distrito Federal e 320 para Águas Lindas, em Goiás. Com isso, a região já soma 26.007 unidades habitacionais desde a retomada do programa.
Saiba mais: Dá para se inscrever no Minha Casa Minha Vida pelo CRAS? Entenda o processo!
Características das moradias do programa
As novas contratações seguem as especificações estabelecidas pelo programa. As unidades construídas garantem acesso à rede elétrica, saneamento básico, escolas, unidades de saúde, comércio e transporte público.
- Casas térreas: Mínimo de 40 metros quadrados
- Apartamentos: A partir de 41,50 metros quadrados, incluindo área útil e varanda
Além disso, as contratações em Meruoca (CE) e Paragominas (PA) fazem parte da modalidade rural do programa. As demais moradias estão enquadradas na modalidade urbana, com financiamento subsidiado pelo Fundo de Arrendamento Residencial.
Com o avanço das contratações, o governo federal reforça o compromisso com a ampliação do acesso à moradia digna para famílias de baixa renda. O programa tem se consolidado como um dos principais instrumentos de inclusão habitacional, permitindo condições adequadas de moradia.
Para quem deseja acompanhar novas seleções ou verificar a disponibilidade de inscrições em sua cidade, as informações podem ser obtidas nos órgãos responsáveis pela habitação nos estados e municípios, além dos canais oficiais do governo federal.
Veja também: Minha Casa Minha Vida: qualquer imóvel pode ser financiado pelo programa habitacional?