Notícias

Guia prático para cadastro: confira o passo a passo

A Tarifa Social de Energia é uma mão na roda para muitas famílias que enfrentam dificuldades financeiras. O programa, que existe desde 2002, foi atualizado em julho de 2025, visando facilitar o acesso a esse benefício tão importante. O objetivo principal é garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade possam pagar menos pela energia elétrica ou, em alguns casos, até mesmo ter a conta zerada.

Muitas vezes, a conta de luz pode ser um peso no orçamento, principalmente para quem vive com impacto financeiro. A Tarifa Social promete aliviar esse problema, possibilitando descontos que vão desde 10% até 65%, dependendo do consumo. Para quem consome menos de 30 kWh/mês, a conta é inteiramente isenta, o que faz uma grande diferença na vida de muitas famílias.

### Quem tem direito?

Para se qualificar, é preciso atender a alguns requisitos. Primeiro, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido como CadÚnico. Além disso, as famílias que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito à Tarifa Social.

As condições podem variar de acordo com a sua unidade da federação, já que cada estado tem suas políticas e regulamentos específicos. Mas, no geral, pessoas de baixa renda, pensionistas e aposentados conseguem garantir esse benefício.

### Como se cadastrar?

O processo de inscrição é bem simples. O primeiro passo é reunir a documentação necessária, que geralmente inclui documentos de identidade e comprovantes de residência. Para quem já está no CadÚnico, normalmente a inclusão no programa de Tarifa Social acontece automaticamente.

Caso você ainda não esteja cadastrado, é hora de procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade. Eles vão te ajudar a iniciar o processo. Vale lembrar que o consumo de energia deve estar registrado no CPF de algum membro da família que é beneficiário.

### Dicas importantes

Antes de finalizar o cadastro, verifique se a sua unidade da energia elétrica já está integrada ao programa. Algumas distribuidoras podem ter requisitos adicionais. Além disso, mantenha sempre sua informação atualizada no CadÚnico. Isso garante que você continue elegível para a Tarifa Social.

É válido também ficar atento a qualquer comunicação da sua empresa fornecedora de energia. Mudanças nas condições ou necessidade de documentação podem ocorrer, então é sempre bom estar por dentro.

A Tarifa Social de Energia é uma possibilidade real para quem busca ajuda com gastos essenciais. Com esse benefício, é possível ter um alívio na conta de luz, ajudando a liberar uma parte do orçamento para outras necessidades.

Diego Marques

Tenho 21 anos e sou de Sobral (cidade onde foi comprovada a teoria da relatividade em 1919), atualmente, estou terminando a faculdade de enfermagem e trabalhando na redação de artigos, através das palavras, busco ajudar o máximo de usuários possíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo