NotíciasCadastro Único

Golpe do aluguel: criminosos utilizam estratégia simples para enganar MUITA gente; cuidado!

Armadilha digital está enganando milhares de brasileiros em busca de imóveis para alugar. Descubra como identificar os sinais e evitar cair nesse golpe.​

Encontrar um lugar para morar é um momento importante e muitas vezes urgente. Com o aumento da demanda por aluguel de imóveis, as pessoas acabam ficando mais suscetíveis a ofertas tentadoras que podem ser falsas.

Entre essas armadilhas perigosas, o golpe do aluguel antecipado tem ganhado força no mercado imobiliário, prejudicando quem está em busca de uma casa ou apartamento para residir.

Esse crime tem se espalhado principalmente pela internet, onde os golpistas criam anúncios chamativos de imóveis a preços abaixo do mercado. O objetivo é atrair vítimas desavisadas que precisam se mudar rapidamente.

Golpe do aluguel: criminosos utilizam estratégia simples para enganar MUITA gente; cuidado!
Golpe do aluguel antecipado tem feito muitas vítimas, evite ser a próxima! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

O que observar para identificar o golpe do aluguel antecipado?

Primeiramente, o crime do aluguel falso acontece quando o locador exige um pagamento antecipado para “reservar” o imóvel, mas, após o depósito, o criminoso desaparece, e o imóvel nunca existe ou não está disponível.

A falta de experiência de muitos locatários no processo de aluguel online facilita a ação desses criminosos. O golpe utiliza anúncios atrativos, fotos de boa qualidade e descrições detalhadas, o que dá a falsa sensação de credibilidade. Mas, após a transferência de dinheiro, as vítimas ficam sem resposta.

Apesar de ser difícil, é possível identificar sinais do golpe do aluguel antecipado. Uma das primeiras coisas a se observar é o valor. Quando o preço do imóvel é muito abaixo da média de mercado, deve-se ficar desconfiado.

Se a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é um golpe. Além disso, se o locador se recusa a agendar uma visita ao imóvel e só quer negociar por mensagens, é um grande alerta de que algo não está certo.

Outro ponto importante é a pressão por pagamento antecipado. Golpistas frequentemente exigem que o depósito seja feito imediatamente, antes mesmo de qualquer visita ao imóvel. Essa é uma estratégia para que o criminoso desapareça com o dinheiro da vítima. Então, jamais pague antecipado nesses casos!

Saiba mais: Cuidado, MEI! Entenda golpe do falso imposto que pode gerar PREJUÍZO de até R$ 1.120

Dicas para se proteger do crime e não se tornar uma vítima

Para evitar cair no golpe do aluguel antecipado, a primeira atitude a tomar é nunca realizar pagamento sem antes conhecer o imóvel pessoalmente. Vale ressaltar que essa técnica é utilizada para aplicação de outros golpes. Assim, você já fica preparado para qualquer oferta tentadora demais.

Dito isso, sempre agende uma visita e, se possível, leve alguém de confiança. Isso vale não só para deixar de cair em armadilhas, mas também para verificar se o local atende suas expectativas. Se o locador se recusar a mostrar o imóvel ou sempre inventar desculpas, desconfie imediatamente.

Além das dicas dadas acima, sempre use plataformas confiáveis para buscar imóveis e, se possível, converse com moradores da região para confirmar se o imóvel realmente existe e está de fato disponível para locação.

Por fim, pesquisar sobre a reputação do locador também é uma boa prática. Sites como Airbnb mostram a avaliação do locatário, o que ajuda a prevenir golpes. A cautela, nesse caso, pode evitar grandes prejuízos financeiros.

Veja também: Armadilha dos golpes: atenção MÁXIMA para não ser a próxima vítima de criminosos

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo