NotíciasCadastro Único

Usuários do SUS que recebem benefício do governo têm novo prazo para cumprir regra

Benefício social exige que beneficiários realizem acompanhamento no SUS para que o pagamento continue sendo feito em dia.

Em uma importante região do país, beneficiários de programa social devem ficar atentos a uma obrigação importante para manter o recebimento do benefício. Caso contrário, o pagamento pode ser suspenso por tempo indeterminado.

O governo determinou que todos os inscritos realizem o acompanhamento de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) até o dia 30 de junho de 2025. O intuito é garantir que as condições de saúde de crianças, gestantes e mulheres estejam em dia.

O acompanhamento de saúde pelo SUS é essencial para que o auxílio continue sendo pago, pois está relacionado ao bem-estar da população mais vulnerável. Esse processo faz parte da lista de condicionalidades exigidas pelo Governo Federal todos os anos.

Usuários do SUS que recebem benefício do governo têm novo prazo para cumprir regra
SUS convoca beneficiários de programa social do Governo Federal para realização de importante procedimento de saúde! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Cidadãos aptos a realizar acompanhamento de saúde pelo SUS

A exigência de acompanhamento de saúde inclui grupos específicos de beneficiários. Crianças de 0 a 7 anos, mulheres entre 14 e 44 anos e gestantes devem passar por essa avaliação nas unidades de saúde mais próximas de suas residências.

As unidades de saúde estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção dos feriados. Para que o atendimento seja realizado, é necessário levar alguns documentos como o Cartão do Bolsa Família, documento de identificação como RG ou CPF, a Caderneta da Criança ou o Cartão da Gestante.

Em Salvador, cerca de 484.014 pessoas estão aptas a realizar o acompanhamento das condicionalidades de saúde pelo SUS. Porém, até o momento, apenas 118.324 beneficiários compareceram às unidades de saúde para fazer o procedimento, o que representa apenas 24,45% de cobertura.

Os dados em evidência mostram que muitos ainda não se atentaram à obrigatoriedade ou estão com dificuldades em realizar o acompanhamento. Com a data limite para o cumprimento dessa exigência se aproximando, é fundamental que mais pessoas procurem as UBS e USF para não perderem o benefício.

Saiba mais: Confirmado: auxílio gás não será mensal em 2025 e pode deixar famílias sem o benefício

O que acontece se a condicionalidade não for cumprida?

O cumprimento das condicionalidades de saúde é fundamental para que o Bolsa Família continue sendo pago. Caso o beneficiário não compareça à unidade de saúde, o benefício pode ser suspenso. Não deixe de aproveitar o SUS para manter seus pagamentos!

Como dito, essa é uma das exigências do Ministério da Saúde para manter o apoio à população mais vulnerável. Portanto, é essencial que todos os beneficiários cumpram com as orientações para não perder o benefício.

A ausência de cumprimento também pode gerar dificuldades para acessar outros serviços públicos, como programas de saúde e assistência social. Além disso, a falta de atualização do CadÚnico, como o Auxílio Gás e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Portanto, para garantir a continuidade do Bolsa Família, os beneficiários devem procurar as UBS ou USF mais próximas de sua residência, respeitar o horário de funcionamento e levar todos os documentos exigidos para o acompanhamento de saúde.

Além do mais, os beneficiários podem buscar ajuda nos CRAS para obter orientações sobre o processo e esclarecer dúvidas a respeito da regularização de sua situação. Manter o vínculo com os serviços de saúde e com o governo é fundamental para continuar a receber o apoio necessário.

Veja também: Inscritos no CadÚnico ganham benefício exclusivo e não vão pagar a taxa; entenda

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo