NotíciasAuxílio Gás

Auxílio Gás ATUALIZADO: novo calendário é REVELADO pelo Governo Federal e MDS

Governo Federal e Ministério do Desenvolvimento Social revelaram novo calendário do Auxílio Gás para mais de 5 milhões de famílias.

Desde 2023, o Auxílio Gás vem sendo um grande apoio financeiro para milhões de famílias em 2025. Através dele, o governo busca aliviar o custo do botijão de gás, essencial para a alimentação de qualidade em muitos lares.

O pagamento acontece de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses, e segue um calendário específico para cada grupo de beneficiários, com base no número final do NIS (Número de Identificação Social) do titular.

Neste ano, o valor do benefício segue sendo correspondendo a 100% da média nacional do preço do botijão de gás de 13 kg. Para determinar o valor, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) faz uma pesquisa entre as capitais para encontrar o preço médio do gás.

Auxílio Gás ATUALIZADO: novo calendário é REVELADO pelo Governo Federal e MDS
Critérios e calendário do Auxílio Gás foram confirmados pelo Governo Federal e Ministério do Desenvolvimento Social! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Caixa Tem facilita pagamento do Auxílio Gás em abril

Como sempre, o cronograma de pagamentos de abril será baseado no final do NIS do titular. Como os depósitos são feitos em dez dias úteis, os beneficiários poderão receber o valor entre 15 e 30 de abril. Se o NIS terminar em 1, por exemplo, o pagamento ocorrerá no primeiro dia, 15 de abril, e assim por diante.

O pagamento do Auxílio Gás é feito diretamente na conta do Caixa Tem, uma conta digital vinculada ao governo. Durante esse ano, espera-se que a quantia seja suficiente para cobrir a compra de um botijão de gás, no valor médio determinado pela ANP.

Da mesma maneira, o governo não tem como controlar como o benefício é usado, já que o dinheiro cai diretamente na conta do titular. Em tese, ele deveria ser destinado apenas à compra do botijão de gás, mas não há uma fiscalização para garantir isso.

Se o beneficiário preferir sacar o valor pessoalmente, ele pode fazer isso nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas, desde que tenha um documento de identidade com foto. Pelo Caixa Tem, o beneficiário gera um código de acesso para utilizar no caixa eletrônico.

Por mais que usar o formato digital seja mais prático para resgatar os valores de programas sociais, milhares de beneficiários ainda preferem sacar o dinheiro físico, seja por questões de segurança ou apenas por costume.

Veja também: Cadastro RENOVADO: Auxílio Gás e Bolsa Família de cara nova para unipessoais: inscreva-se!

Lista de brasileiros com direito ao programa social

Para ter direito ao Auxílio Gás, o beneficiário deve se enquadrar em alguns requisitos básicos. Primeiramente, ele precisa estar inscrito no Cadastro Único e com os dados do grupo familiar devidamente atualizados.

Além disso, a família deve ter uma renda per capita de até meio salário mínimo por mês. Com esses critérios atendidos, o benefício é liberado bimestralmente. Auxiliados do Bolsa Família, BPC e mães chefes de família geralmente têm prioridade no pagamento.

Para saber se foi contemplado e quando sacar seu auxílio, o beneficiário pode acessar o próprio Caixa Tem, onde é possível consultar tanto a data do pagamento quanto o valor. Se houver alguma dúvida ou necessidade de mais informações, é possível também contatar os canais oficiais do governo.

Esse suporte, que já beneficia milhões de brasileiros, está previsto para crescer com o projeto “Gás para Todos”, que visa ampliar a cobertura do programa e proporcionar ainda mais apoio às famílias que enfrentam dificuldades econômicas.

O objetivo é levar esse benefício a mais de 20 milhões de pessoas, com algumas mudanças na forma de entrega do auxílio, incluindo a possível distribuição do gás, ao invés do depósito direto na conta. Contudo, tais modificações ainda estão em fase de discussão dentro do governo.

Saiba mais: Consulta Auxílio Gás pelo CPF: veja como consultar online se você tem direito ao benefício

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo