NotíciasCadastro Único

Atrasados do INSS serão distribuídos para quem recebeu benefícios no passado; saiba mais

INSS começa a realizar pagamentos atrasados para quem já esteve na lista de pagamentos do órgão; confira lista de pessoas contempladas com os retroativos

Neste ano 2025, o INSS iniciou uma importante revisão de benefícios que abrange aposentadorias, pensões e auxílios concedidos entre abril de 2002 e outubro de 2009. O objetivo é corrigir erros antigos nos cálculos dos valores pagos aos segurados.

A iniciativa deve oferecer um respiro financeiro para aproximadamente 142 mil segurados em todo o país. O processo de revisão abrange tanto os benefícios ainda ativos quanto aqueles já encerrados, como os auxílios-doença convertidos em aposentadorias por invalidez.

Vale ressaltar que o INSS automaticamente identificará os erros, fará os recálculos necessários e depositará os valores retroativos diretamente nas contas bancárias cadastradas pelos segurados, sem que seja necessário que eles solicitem a correção.

Atrasados do INSS serão distribuídos para quem recebeu benefícios no passado; saiba mais
Segurados antigos do INSS começam a receber valores retroativos do órgão! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Benefícios envolvidos e processo de correção

A revisão é uma importante ação do INSS para corrigir falhas que afetaram a vida financeira de muitos aposentados e pensionistas. Ela não só representa uma correção histórica, mas também reforça a confiança dos cidadãos no sistema previdenciário.

Desse modo, o ajuste contempla benefícios como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte. Durante o período entre 2002 e 2009, foram cometidos erros nos cálculos, como a desconsideração de períodos de contribuição válidos e a aplicação incorreta de índices de correção.

O INSS realizará o cruzamento de dados automaticamente para identificar os casos elegíveis para correção. Em seguida, os valores retroativos serão depositados nas contas bancárias dos segurados sem que eles precisem solicitar a revisão.

Esse processo simplificado tem como objetivo eliminar a burocracia e assegurar que o benefício chegue rapidamente aos bolsos dos segurados, em especial dos mais vulneráveis, como idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção.

Saiba mais: Aposentados, cuidado! INSS está suspendendo benefícios por simples erro de segurados

Consultando direito aos retroativos do INSS

A consulta aos valores retroativos pode ser feita facilmente por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e também para acesso pelo computador. O segurado pode verificar se seu benefício está incluído na revisão e acompanhar o andamento do recálculo, conferindo datas e valores previstos.

Caso o beneficiário não consiga acessar as informações de forma digital, ele pode agendar um atendimento presencial nas agências do INSS. Também é possível entrar em contato com a Central 135 pelo telefone.

Da mesma maneira, é fundamental deixar os dados cadastrais atualizados para o bom andamento desse processo. Afinal, o sistema utiliza as informações bancárias e de contato dos segurados para realizar os depósitos.

Por meio dessa revisão, o INSS busca corrigir distorções passadas e oferecer um repasse financeiro imediato e mais robusto para muitos segurados. Além de resolver erros antigos, a medida promove maior transparência e amplia a confiança dos brasileiros na previdência social, que está bastante abalada.

Veja também: Desconto indevido do INSS: saiba como identificar valores anormais em seu benefício

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo