Atrasados do INSS serão distribuídos para quem recebeu benefícios no passado; saiba mais
INSS começa a realizar pagamentos atrasados para quem já esteve na lista de pagamentos do órgão; confira lista de pessoas contempladas com os retroativos
Neste ano 2025, o INSS iniciou uma importante revisão de benefícios que abrange aposentadorias, pensões e auxílios concedidos entre abril de 2002 e outubro de 2009. O objetivo é corrigir erros antigos nos cálculos dos valores pagos aos segurados.
A iniciativa deve oferecer um respiro financeiro para aproximadamente 142 mil segurados em todo o país. O processo de revisão abrange tanto os benefícios ainda ativos quanto aqueles já encerrados, como os auxílios-doença convertidos em aposentadorias por invalidez.
Vale ressaltar que o INSS automaticamente identificará os erros, fará os recálculos necessários e depositará os valores retroativos diretamente nas contas bancárias cadastradas pelos segurados, sem que seja necessário que eles solicitem a correção.

Benefícios envolvidos e processo de correção
A revisão é uma importante ação do INSS para corrigir falhas que afetaram a vida financeira de muitos aposentados e pensionistas. Ela não só representa uma correção histórica, mas também reforça a confiança dos cidadãos no sistema previdenciário.
Desse modo, o ajuste contempla benefícios como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte. Durante o período entre 2002 e 2009, foram cometidos erros nos cálculos, como a desconsideração de períodos de contribuição válidos e a aplicação incorreta de índices de correção.
O INSS realizará o cruzamento de dados automaticamente para identificar os casos elegíveis para correção. Em seguida, os valores retroativos serão depositados nas contas bancárias dos segurados sem que eles precisem solicitar a revisão.
Esse processo simplificado tem como objetivo eliminar a burocracia e assegurar que o benefício chegue rapidamente aos bolsos dos segurados, em especial dos mais vulneráveis, como idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção.
Saiba mais: Aposentados, cuidado! INSS está suspendendo benefícios por simples erro de segurados
Consultando direito aos retroativos do INSS
A consulta aos valores retroativos pode ser feita facilmente por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e também para acesso pelo computador. O segurado pode verificar se seu benefício está incluído na revisão e acompanhar o andamento do recálculo, conferindo datas e valores previstos.
Caso o beneficiário não consiga acessar as informações de forma digital, ele pode agendar um atendimento presencial nas agências do INSS. Também é possível entrar em contato com a Central 135 pelo telefone.
Da mesma maneira, é fundamental deixar os dados cadastrais atualizados para o bom andamento desse processo. Afinal, o sistema utiliza as informações bancárias e de contato dos segurados para realizar os depósitos.
Por meio dessa revisão, o INSS busca corrigir distorções passadas e oferecer um repasse financeiro imediato e mais robusto para muitos segurados. Além de resolver erros antigos, a medida promove maior transparência e amplia a confiança dos brasileiros na previdência social, que está bastante abalada.
Veja também: Desconto indevido do INSS: saiba como identificar valores anormais em seu benefício