NotíciasAuxílio Gás

Auxílio gás NÃO vai cair esse mês: entenda as mudanças

Neste mês, o governo informou que não vai realizar o pagamento do Auxílio Gás. Além disso, há mudanças no benefício para este ano.

O Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás, é um programa social criado pelo governo federal para ajudar famílias de baixa renda a adquirirem botijões de gás de cozinha de 13 kg.

Destinado a inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que atendam aos critérios de elegibilidade, o benefício tem o objetivo de aliviar o impacto do custo do gás no orçamento das famílias vulneráveis.

O valor pago é equivalente a 100% da média nacional do preço do botijão, conforme os dados atualizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e é liberado bimestralmente de acordo com o calendário do Bolsa Família.

O auxílio Gás não será pago neste mês. veja as novidades sobre o benefício.
O auxílio Gás não será pago neste mês. veja as novidades sobre o benefício. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Por que o governo não vai pagar Auxílio Gás este mês?

O pagamento do Auxílio Gás ocorre apenas em meses alternados, seguindo um cronograma bimestral preestabelecido. Portanto, não há pagamentos nos meses que não constam no calendário oficial do programa, como é o caso de janeiro.

Essa periodicidade foi definida para otimizar a distribuição dos recursos, garantindo que o valor oferecido corresponda a 100% da média do preço do botijão e chegue ao maior número de beneficiários possível.

Essa estrutura ajuda a organizar os repasses e permite que as famílias se programem financeiramente, utilizando o benefício da melhor forma possível.

Saiba mais: Alerta! Pente-fino do BPC pode te deixar sem o benefício: saiba como evitar esse risco – CadÚnico Brasil

Próximos pagamentos do benefício

Abaixo está o cronograma de pagamentos do Auxílio Gás em 2025, organizado de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS):

Mês de pagamentoDatas
Fevereiro17/02 a 28/02
Abril15/04 a 30/04
Junho16/06 a 30/06
Agosto18/08 a 29/08
Outubro20/10 a 31/10
Dezembro10/12 a 23/12
Fonte: Gov.br

Os beneficiários devem consultar o final do NIS para saber a data exata de recebimento. Os valores são pagos em contas digitais ou bancárias, facilitando o acesso e o uso do benefício para as famílias.

Fique atento: Governo anuncia mudanças no BPC de janeiro; prepare-se para todas as NOVIDADES

Auxílio Gás vai mudar em 2025?

O programa passará por uma reformulação em 2025, transformando-se no Gás para Todos, uma versão ampliada e aprimorada do Auxílio Gás. A principal mudança será a expansão da cobertura, beneficiando até 20 milhões de famílias até o final do ano, contra os 5,6 milhões de beneficiários atuais.

Com essa alteração, o governo pretende atender um número maior de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

Outra inovação significativa será a forma de entrega do benefício. Os beneficiários poderão adquirir botijões de gás diretamente nas revendedoras credenciadas, utilizando um aplicativo móvel que será desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Esse novo modelo tornará o processo mais ágil e acessível, permitindo que as famílias escolham quando e onde realizar a compra, de acordo com suas necessidades.

Para participar do Gás para Todos, as famílias precisarão estar inscritas no CadÚnico e ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Além disso, a situação do benefício poderá ser consultada por meio do aplicativo Bolsa Família, do Caixa Tem ou do atendimento telefônico da Caixa pelo número 111. Essas mudanças reforçam o compromisso do governo em ampliar a inclusão social e melhorar o acesso a serviços essenciais para as populações mais necessitadas.

Veja outros: Contribuição mensal do MEI aumentou: veja como abrir o seu sem pagar taxas! – CadÚnico Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo