Notícias

Aluguel consumidor: dicas para reduzir gastos no mercado

Para quem mora de aluguel, o início do mês sempre traz aquela sensação de aperto. Ao ver uma parte significativa do salário saindo para pagar a locação, a prioridade logo se torna o supermercado. Afinal, é ali que sua saúde financeira realmente começa a ser testada.

Mas calma! Não precisa ser assim. Com algumas mudanças na forma de fazer compras e um planejamento mais estratégico, dá para garantir uma alimentação de qualidade para a família sem estourar o orçamento no fim do mês.

Uma nova visão sobre os gastos do dia a dia

O primeiro passo é enxergar a conta do supermercado como a despesa variável, que mais podemos controlar. Enquanto o aluguel, as contas de luz e internet são fixas, o que se gasta com comida pode e deve se ajustar ao que sobra após pagar essas obrigatoriedades. Dessa forma, você assume o comando das suas finanças, fazendo compras que se encaixam na sua realidade financeira, e não ao contrário.

Com essa mudança de mentalidade, fica mais fácil organizar as finanças. Em vez de comprar o que dá vontade, você compra o que seu bolso permite.

O poder do “orçamento de envelope” nas compras

Uma técnica clássica, mas super eficaz, é o “orçamento de envelope”. Após pagar o aluguel e as contas essenciais, determine um valor que você pode gastar no supermercado durante o mês, por exemplo, R$ 700. Separe esse dinheiro em um envelope físico ou digital. Essa quantia será só para compras de alimentos.

Conforme o mês avança e você vê o dinheiro sumindo, a criatividade começa a aparecer. A chance de você procurar alternativas e fazer o que tem render mais aumenta.

Atacarejo: o aliado do inquilino

É impossível não mencionar a visita ao atacarejo. Para quem está com orçamento apertado, essa ida não é só uma dica, é uma necessidade. Esses locais costumam oferecer melhores preços para itens básicos que formam a base da sua alimentação e da limpeza da casa.

Aproveite essas compras para estocar produtos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão e produtos de higiene. O que você economiza comprando em maior quantidade no atacarejo pode ser o respiro necessário para outras compras durante o mês.

A cozinha como seu aliado contra desperdícios

Com um orçamento limitado, o desperdício não pode ser uma opção. Cada pedacinho de comida jogado fora é dinheiro a menos no bolso. Transforme sua cozinha em um espaço onde tudo é aproveitado ao máximo.

Por exemplo, as sobras de arroz podem se tornar bolinhos ou uma refeição de mexidão. Talos e cascas de legumes são perfeitos para fazer um caldo nutritivo. O pão que está amanhecendo pode virar torradas ou pudim. O freezer é ótimo para guardar porções de feijão, molhos e frutas que estejam maduras.

Os superalimentos da economia

Quando se precisa economizar, o cardápio deve ser elaborado com alimentos que oferecem máxima nutrição sem pesar no bolso. Isso são os “superalimentos” que se encaixam em um orçamento inteligente.

Foque na sua lista de compras em itens como ovos e leguminosas (feijão e lentilha) como fontes baratas de proteína. Para carboidratos, aposte em arroz, batata e fubá. E, para as opções de carne, os cortes mais em conta, como o frango, são uma ótima pedida.

Montando uma rotina de compras prática

Para colocar tudo isso em prática, é fundamental seguir uma rotina organizada. Vamos sugerir um passo a passo mensal:

  • 1. Pague o aluguel primeiro: Garanta que sua maior despesa esteja coberta. O que sobrar é o seu orçamento para alimentação.
  • 2. Separe o dinheiro para a comida: Calcule quanto pode gastar e mantenha esse valor separado.
  • 3. Realize a “Compra de Base” no atacarejo: No início do mês, use a maior parte da grana para estocar itens essenciais.
  • 4. Compre verduras e frutas na feira: Use o que sobrar para compras menores e focadas em produtos frescos.
  • 5. Cozinhe em casa e evite desperdícios: Planeje as refeições com os itens comprados e aproveite as sobras da melhor forma.

Seguindo esses passos, a vida de quem mora de aluguel pode ficar mais leve e o orçamento, mais equilibrado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo