Declaração do MEI: saiba como evitar problemas com a Receita Federal até 31/05
Faltam poucos dias para o prazo final da declaração anual do MEI. Evite surpresas com a Receita Federal e mantenha seu CNPJ regularizado.
A Declaração Anual de Faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) é uma obrigação que todos os pequenos empresários precisam cumprir anualmente, sem exceções. Mesmo quem não realizou vendas ou serviços durante o ano precisa fazer essa declaração.
Esse procedimento simples deve ser realizado até o dia 31 de maio, e é fundamental para a regularidade do CNPJ e para a manutenção de benefícios previdenciários como aposentadoria e auxílio-doença.
Realizar a declaração no prazo evita complicações com o fisco e assegura que o microempreendedor continue usufruindo dos benefícios previdenciários. Não declarar no prazo ou não fazer a declaração corretamente pode resultar em multas e até na perda de direitos.

Prazo de declaração anual do MEI está esgotando
Além da perda de benefícios, a falta de cumprimento dessa obrigação anual do MEI pode afetar a capacidade de obter crédito e realizar transações comerciais importantes do cotidiano.
Embora o processo seja simples, muitos empreendedores ainda deixam para última hora. Então, vamos entender melhor como fazer a Declaração Anual do MEI e o que é preciso para mantê-la em dia.
Todos os microempreendedores individuais têm a obrigação de enviar a Declaração Anual de Faturamento, independentemente de terem obtido ou não movimentação financeira em 2024.
Mesmo que o MEI não tenha realizado nenhuma venda ou prestado serviço, o procedimento precisa ser feito. Nesse caso, o empreendedor apenas informará que não houve faturamento no ano.
Essa declaração tem um papel crucial para o MEI se manter regular perante o fisco e continuar a usufruir dos benefícios como aposentadoria e outros auxílios previdenciários. Se a declaração não for feita dentro do prazo, o MEI corre o risco de receber uma multa que pode ser de até 20% do valor devido.
Veja também: MEI tem direito a benefícios do INSS? Veja o que você pode receber
Como fazer o envio de um jeito muito simples
O processo de entrega da Declaração Anual do MEI é simples e pode ser feito totalmente online. Para facilitar, o Sebrae oferece um guia completo com passo a passo e dicas para evitar erros comuns.
No site do Sebrae, o microempreendedor encontra todo o suporte necessário para realizar a declaração corretamente, sem sair de casa. Além disso, é possível contar com o atendimento gratuito da Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo aplicativo da instituição.
A principal consequência de não realizar a declaração dentro do prazo é a multa. A multa varia de 2% ao mês de atraso, com um limite de 20% do valor devido, o que pode ser um valor considerável, dependendo do caso.
Além disso, o MEI pode ficar impedido de realizar atividades com o seu CNPJ, como emitir boletos DAS e acessar linhas de crédito ou financiamento, as quais são fundamentais para o crescimento do negócio.
Saiba mais: MEI tem menos de duas semanas para realizar pagamento importante ao INSS; confira
Declare enquanto pode e não seja penalizado
Realizar a Declaração Anual do MEI dentro do prazo é fundamental para manter a regularidade do CNPJ e garantir que o microempreendedor continue a usufruir dos benefícios previstos pela lei.
O processo é simples e pode ser feito online, com o apoio de ferramentas como o Sebrae. Não deixe para a última hora e faça sua declaração para evitar multas e complicações futuras. Manter a situação regularizada também facilita o acesso ao crédito e assegura que o MEI continue a operar sem restrições.
Lembre-se de que um grande problema que pode surgir é a perda de direitos previdenciários. Afinal, o não cumprimento dessa obrigação pode prejudicar o acesso do MEI aos benefícios, como aposentadoria por idade e auxílio-doença, que são essenciais para muitos microempreendedores.
Portanto, realizar a Declaração Anual de Faturamento no prazo é muito mais do que só uma burocracia, mas um passo importante para assegurar a saúde do seu negócio e a garantia de direitos fundamentais.
Veja também: Banco do Brasil divulga facilidade para quem é MEI; saiba o que é preciso para aproveitar