Novo auxílio do INSS ajuda quem está sem renda: peça o benefício no conforto de casa!
Se você está sem renda e precisa de ajuda financeira, auxílio exclusivo do INSS pode ser a solução para todos os seus problemas
O auxílio por incapacidade temporária, também conhecido como auxílio-doença, é um benefício importante oferecido pelo INSS. Se você estiver doente e incapaz de trabalhar por mais de 15 dias, pode solicitar esse benefício para garantir uma fonte de renda durante o afastamento.
Mesmo assim, existem regras e exigências que precisam ser atendidas para que você tenha direito ao auxílio. Várias pessoas não sabem exatamente como funciona esse benefício e como podem pedir a ajuda do órgão previdenciário.
Pensando nisso, preparamos um guia completo para que você saiba tudo o que precisa para obter o benefício, quais são os requisitos e os documentos necessários para dar entrada no pedido. Confira também o valor que pode ser pago!

Auxílio importante do INSS para afastados
Em primeiro lugar, para receber o famoso auxílio por incapacidade temporária, é necessário seguir os critérios do INSS à risca. O principal é estar registrado devidamente como contribuinte ativo do Instituto.
Além disso, é preciso comprovar que a incapacidade de trabalhar é por mais de 15 dias consecutivos e que o trabalhador tem pelo menos 12 contribuições mensais. No entanto, em alguns casos, como doenças graves ou acidentes, o tempo de contribuição pode ser dispensado.
A incapacidade precisa ser comprovada por um laudo médico. Este laudo será analisado pela Perícia Médica Federal, que decidirá se o benefício será concedido ou não. Nessa etapa, o objetivo do perito será avaliar a condição incapacitante do segurado.
Vale lembrar que doenças graves, como câncer ou cegueira, e acidentes de qualquer natureza, como domésticos ou de trânsito, podem dispensar a necessidade das 12 contribuições mensais, além de permitir que a perícia seja feita de forma documental, sem a necessidade de comparecimento presencial.
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Como solicitar o benefício sem sair de casa?
Em geral, solicitar o auxílio por incapacidade temporária é um processo simples e totalmente digital. A solicitação pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Para dar entrada no pedido, siga os seguintes passos:
- Faça login com seu CPF e senha;
- Clique na opção “Benefício por Incapacidade”;
- Anexe os laudos médicos, exames e atestados que comprovam a sua condição de saúde;
- Envie documentos pessoais como RG, CPF e carteira de trabalho;
- Se necessário, agende a perícia médica.
Caso você não consiga fazer a solicitação, um representante legal pode solicitar o benefício em seu nome, desde que apresente uma procuração pública ou particular e seus documentos de identidade.
Se a incapacidade persistir após o período do benefício, é possível solicitar a prorrogação do auxílio. O pedido deve ser feito nos últimos 15 dias de recebimento do benefício atual. Você pode fazer essa solicitação pelo Meu INSS ou pela Central 135.
Por fim, se a prorrogação do auxílio-doença for negada e você não concordar com a decisão do Instituto, saiba que ainda existe uma solução. Para isso, basta recorrer à Junta de Recursos dentro de 30 dias após a notificação oficial.
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