NotíciasCadastro Único

Mães desempregadas podem pedir salário-maternidade? Dúvida é esclarecida pelo INSS!

INSS esclarece que mulheres desempregadas podem solicitar o salário-maternidade se estiverem dentro do período de graça. Confira os requisitos!

O salário-maternidade é um direito importante para as mulheres que precisam se afastar do trabalho por motivos relacionados à maternidade. Muitas vezes, a dúvida sobre quem pode acessar esse benefício surge, especialmente entre as mulheres desempregadas.

Esse benefício, oferecido pelo INSS, tem como objetivo proporcionar uma fonte de renda durante o período de afastamento. Assim, mulheres que estão desempregadas também podem ter acesso ao salário-maternidade, desde que atendam a certos requisitos estabelecidos pelo INSS.

Embora a situação de desemprego envolva desafios financeiros, o benefício busca apoiar as mães nesse momento tão importante. A proteção social nesse período contribui para o bem-estar da mãe e do bebê.

Mães desempregadas podem pedir salário-maternidade? Dúvida é esclarecida pelo INSS!
Salário-maternidade do INSS chega em boa hora para mães que perderam seus empregos! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Mães com direito ao salário-maternidade

Para solicitar o salário-maternidade, as mulheres precisam cumprir com algumas condições. O principal requisito é ter sido segurada do INSS antes de ficar desempregada e que tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição necessário. O processo para a solicitação ainda pode ser feito online.

Sendo assim, desde que a mulher tenha se mantido como segurada do INSS no período anterior ao desemprego, ela pode solicitar o benefício ao cumprir o “período de graça”. O período pode variar de 12 a 36 meses, dependendo das contribuições anteriores.

Para mulheres que ficaram desempregadas, é necessário manter a qualidade de segurada do INSS, o que pode ser feito mesmo após o término do vínculo empregatício. Se esse é o seu caso, não deixe de realizar as devidas contribuições.

Além disso, a documentação exigida inclui a certidão de nascimento da criança ou, em caso de adoção, o atestado médico correspondente. Cumprindo todos esses requisitos, a solicitante pode ter direito ao benefício.

Veja também: Se o seu auxílio-doença foi negado pelo INSS, saiba como recorrer da decisão

Passo a passo para solicitar seu benefício

Como já foi dito anteriormente, solicitação do salário-maternidade é simples e pode ser feita online. O pedido deve ser realizado no aplicativo ou site Meu INSS, ou pela Central de Atendimento 135.

Para iniciar a solicitação, a mulher deve ter um login na plataforma gov.br, o que garante que o processo seja rápido e eficiente. Após entrar neste link e fazer a solicitação, o INSS analisa o pedido e, se aprovado, o benefício é pago diretamente na conta bancária indicada pela solicitante.

Embora o processo seja direto, muitas mulheres enfrentam dificuldades ao solicitar o benefício, principalmente em casos de negativa do INSS. Contudo, ainda é possível reverter a decisão caso você não concorde com ela.

Para resolver questões burocráticas ou problemas com a concessão do benefício, a ajuda de um advogado especializado em Direito Previdenciário pode ser necessária. Isso ajuda a evitar contratempos e assegura que os direitos da mulher sejam respeitados.

Saiba mais: INSS anuncia repasse extra de até R$ 4.078,70 para quem está com seu benefício em dia

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo