FGTS travado? Aprenda a destrancar o seu saldo no Fundo de Garantia e retirar tudo que pode
Problemas no acesso ao FGTS podem impedir o saque do saldo disponível. Aprenda a regularizar sua situação e liberar o valor para retirada.
Muitos trabalhadores brasileiros utilizam o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço como uma reserva financeira importante. Criado para ajudar em momentos de necessidade, o FGTS pode ser acessado em situações como demissão sem justa causa, financiamento de imóveis e até mesmo para emergências.
Apesar da sua real necessidade, muitas pessoas se deparam com o problema de saldo bloqueado, o que pode dificultar o uso desses recursos. O bloqueio do FGTS pode ocorrer por diversos motivos, como erros administrativos, ações judiciais ou até mesmo empréstimos feitos com o fundo.
A boa notícia é que, com algumas orientações e passos simples, é possível regularizar a situação e liberar o saldo bloqueado. Logo, conhecer as razões que levam ao bloqueio e saber como consultar e resolver essas pendências é fundamental para quem precisa acessar o seu dinheiro.

Motivos pelos quais seu FGTS pode ser bloqueado
O saldo do FGTS pode ser bloqueado por diversas razões. Uma das mais comuns ocorre quando o trabalhador opta pelo saque-aniversário, que permite retirar parte do saldo todo ano, mas bloqueia o restante do valor em caso de demissão sem justa causa.
Além do mais, vale lembrar que processos judiciais, o uso do fundo como garantia de empréstimos ou financiamento de imóveis também podem resultar no bloqueio do saldo disponível para o trabalhador CLT.
Em alguns casos, a Caixa Econômica bloqueia o saldo por questões de segurança, caso haja suspeita de fraude ou erro administrativo. Quando isso acontece, o trabalhador precisa verificar a situação e buscar regularizar o saldo.
Nesse sentido, consultar o saldo do FGTS é simples e pode ser feito de várias maneiras. O aplicativo FGTS, disponível para smartphones, é uma das formas mais rápidas de verificar o saldo e a situação das contas.
Por fim, ainda é possível acessar o saldo pelo Internet Banking da Caixa, pelo telefone 0800 104 0 104 ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima da localidade em que você reside.
Saiba mais: FGTS: trabalhadores têm até 30 de abril para solicitar pagamento de R$ 2,9 MIL na conta
Prevenindo o bloqueio do saldo do Fundo de Garantia
Caso o saldo esteja bloqueado, o primeiro passo é verificar o extrato detalhado para entender o motivo do bloqueio. Após identificar o motivo, o trabalhador deve tomar as medidas necessárias para resolver a pendência, como pagar dívidas ou corrigir erros administrativos.
Mas, para evitar que o saldo do FGTS seja bloqueado novamente, é importante que os trabalhadores mantenham seus dados atualizados e estejam atentos às condições do fundo. Isso inclui compreender as regras do saque-aniversário e os cuidados ao usar o FGTS como garantia de empréstimos.
Por fim, recomendamos evitar pendências judiciais e manter um controle financeiro rigoroso para que o seu saldo não seja comprometido. Afinal, esse dinheiro pode fazer falta em um momento importante da sua vida.
Em caso de dúvidas ou problemas, a Caixa Econômica Federal oferece canais de atendimento, como o telefone 0800 e as agências, para esclarecer qualquer situação relacionada ao bloqueio ou ao saque do FGTS.
Veja também: Falhas no FGTS: empresas são notificadas por problemas com pagamento; entenda!