NotíciasBolsa Família

Notificação do Bolsa Família: aplicativo avisa beneficiários sobre nova exigência do programa

Beneficiários do Bolsa Família estão recebendo notificação no aplicativo com uma nova exigência do programa. Veja o que é preciso fazer.

Recentemente, o Bolsa Família passou a aplicar regras mais rigorosas para combater fraudes e garantir que os benefícios cheguem só aos brasileiros mais necessitados, ou seja, que se encontram em situação de vulnerabilidade máxima.

Nesse sentido, o Ministério do Desenvolvimento Social tem intensificado a fiscalização, com visitas mais frequentes dos funcionários do CRAS, especialmente nas residências de famílias unipessoais, que são alvos de maior atenção devido ao número crescente de fraudes.

Essas visitas, que até o ano passado ocorriam apenas em locais de difícil acesso, agora fazem parte da rotina do programa, com o objetivo de atualizar os cadastros e corrigir informações equivocadas.

Notificação do Bolsa Família: aplicativo avisa beneficiários sobre nova exigência do programa
Governo começa a notificar beneficiários do Bolsa Família sobre cumprimento de nova regra! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Notificação sobre visita do CRAS no aplicativo do Bolsa Família

Os beneficiários de programas como o Bolsa Família precisam ficar atentos às notificações recebidas no aplicativo oficial, que informam sobre a visita do CRAS para realizar as atualizações necessárias no Cadastro Único.

A fiscalização mais rigorosa também vem como resposta a uma redução no orçamento do programa, o que levou a cortes em 2025. O número de famílias atendidas será menor, e a revisão dos cadastros será fundamental para evitar pagamentos indevidos. Por isso, as atualizações precisam ser feitas a tempo.

Nos últimos dias, muitos beneficiários têm recebido uma notificação diretamente no aplicativo do Bolsa Família, alertando sobre a possível visita de funcionários do CRAS. Tal medida visa assegurar que as informações no CadÚnico estejam em dia, especialmente para quem tem dificuldade com isso.

Com isso, o governo tem dado atenção especial às famílias unipessoais, que são aquelas compostas por um único membro. Estas famílias têm sido alvo de fiscalização rigorosa, devido ao número de registros fraudulentos encontrados recentemente.

Veja também: Moro sozinho, posso receber o Bolsa Família? Governo esclarece dúvida de brasileiros!

Cadastro Único atualizado, benefício mantido até o final do ano

No Cadastro Único, muitas famílias unipessoais têm dados inconsistentes, com múltiplos registros para uma mesma residência. Na maioria das vezes, o intuito é receber o benefício junto de outros membros da família para ampliar o valor recebido na casa.

Então, para que o Bolsa Família continue sendo pago sem problemas, é crucial que os beneficiários mantenham suas informações no Cadastro Único sempre atualizadas. Isso porque a falta de atualização pode resultar na suspensão do benefício, conforme as novas orientações do MDS.

A Dataprev, responsável pelo controle dos cadastros, agora é a empresa encarregada de fazer o gerenciamento e verificar os dados de todas as famílias inscritas no programa social do governo.

O governo também alerta que, caso o cadastro não seja atualizado em mais de um ano, o beneficiário será notificado e poderá ter sua parcela cortada. Portanto, é de suma importância acompanhar as notificações do aplicativo e confirmar que todos os dados estejam corretos. Evite cortes e cancelamentos!

Saiba mais: Vai cair MUITO antes! Caixa confirma 100% de chance de antecipar o Bolsa Família; confira

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo