AMPLIADO! Auxílio-inclusão vai chegar ao bolso de mais pessoas após ESTA decisão do INSS
Decisão recente do INSS amplia o alcance do auxílio-inclusão, beneficiando mais pessoas com deficiência que ingressam no mercado de trabalho.
O governo brasileiro deu um passo importante para a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência, ao expandir o auxílio-inclusão. Este benefício, administrado pelo INSS, visa apoiar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, oferecendo um incentivo financeiro adicional.
Com a ampliação das regras, mais pessoas poderão se beneficiar dessa grande ajuda. Antes, o benefício era restrito a um número menor de indivíduos, mas agora novos grupos podem se inscrever e receber o apoio financeiro do governo.
Após a expansão, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ganha força, oferecendo suporte financeiro e estabilidade para aqueles que desejam se inserir no mercado de trabalho, mas enfrentam dificuldades devido à sua condição.

Quem tem direito ao auxílio-inclusão expandido?
Para solicitar o auxílio-inclusão, o principal critério é que o indivíduo tenha sido um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) nos últimos cinco anos antes de começar a trabalhar.
Assim, se a pessoa perdeu o BPC ao ingressar no mercado de trabalho, ela poderá acessar o auxílio-inclusão, que oferece uma ajuda financeira para que ela continue no mercado de trabalho com segurança.
Além disso, a renda do trabalhador é um fator importante. Para ter direito ao benefício, o trabalhador não pode receber mais do que dois salários-mínimos por mês. Este critério visa garantir que o auxílio seja direcionado a quem possui um rendimento abaixo da linha da pobreza.
Outra exigência que não deve ser esquecida é que o CPF do trabalhador precisa estar regularizado e os dados no Cadastro Único devidamente atualizados. Caso contrário, o cidadão pode passar pelo pente-fino do INSS e ser suspenso.
Em suma, a ampliação do benefício abriu portas para novos grupos de trabalhadores com deficiência, permitindo que eles possam acessar esse auxílio. Entretanto, algumas categorias, como prestadores de serviço e trabalhadores avulsos, ainda aguardam regulamentação para se beneficiar do programa.
Veja também: Lula CONFIRMA boa notícia para aposentados do INSS com benefício EXTRA e antecipado
Passo a passo para solicitar benefício pelo INSS
Solicitar o auxílio-inclusão é um processo simples, que pode ser feito por meio dos canais oficiais do INSS. Os interessados devem acessar o portal Meu INSS, o aplicativo ou ligar para o telefone 135.
Ao fazer a solicitação, é necessário apresentar documentos que comprovem o cumprimento dos critérios estabelecidos, como a comprovação de que o solicitante era beneficiário do BPC e que a sua renda está dentro do limite permitido.
É importante que os documentos estejam corretos e atualizados, pois qualquer erro pode atrasar o processo de solicitação. Isso porque o auxílio-inclusão tem como objetivo aliviar esse momento de transição para os trabalhadores com deficiência que retornaram ao mercado de trabalho recentemente.
Ademais, a renda per capita familiar é um critério fundamental para o cálculo do auxílio. O INSS não considera a remuneração do beneficiário ao calcular a renda familiar, desde que ela não ultrapasse o limite de dois salários-mínimos mensais.
Por fim, o valor proveniente de estágios supervisionados e programas de aprendizagem também não é contado para esse cálculo. Isso facilita a concessão do benefício para os trabalhadores com deficiência, sem prejudicar sua condição de renda.
Saiba mais: INSS vai aumentar os descontos nas parcelas dos aposentados? Entenda anúncio feito pelo órgão!