Vai declarar o Imposto de Renda? Confira o calendário de restituição com todas as DATAS
Já sabe quando vai receber a restituição do Imposto de Renda? Confira o calendário completo com todas as datas e organize seu orçamento.
O calendário de restituição do Imposto de Renda de 2025 já está definido. A Receita Federal anunciou as datas dos pagamentos e também algumas novidades que podem acelerar o recebimento do dinheiro.
Cidadãos que enviaram a declaração nos primeiros dias podem ter mais chances de receber logo, mas há outros critérios que influenciam a prioridade. Para quem está esperando a restituição, é importante acompanhar o calendário e se organizar para o recebimento.
Uma novidade para este ano pode fazer toda a diferença no prazo de pagamento. Assim, quem utilizar a declaração pré-preenchida e optar por receber via Pix terá prioridade. Isso coloca o contribuinte à frente na fila e pode ajudar a receber mais cedo.

Datas dos lotes de restituição do Imposto de Renda
As restituições começarão a ser pagas a partir de 30 de maio e seguirão até o final de setembro. Ao todo, serão cinco lotes. Confira as datas:
- 1º lote: 30 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 29 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Quem utiliza a declaração pré-preenchida e escolhe o Pix como forma de recebimento pode receber já no primeiro lote. Idosos, pessoas com deficiência e profissionais do magistério também têm prioridade.
Enquanto isso, o critério para definir a ordem dos pagamentos segue algumas regras específicas. Idosos com mais de 80 anos têm preferência máxima. Depois, vêm os idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e quem tem doença grave.
Os contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério também entram na lista de prioridades. Em seguida, aparecem aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e informaram a chave Pix como meio de recebimento.
Veja também: Quem recebe BPC precisa declarar Imposto de Renda? Receita Federal esclarece dúvida!
Novidade no preenchimento da declaração
Ainda na fila preferencial estão os contribuintes que escolheram apenas uma das opções: ou a declaração pré-preenchida ou o Pix. Por fim, os demais contribuintes recebem nos lotes seguintes, conforme a data de envio da declaração.
Desse modo, a Receita Federal anunciou que a declaração pré-preenchida estará disponível para preenchimento a partir de 1º de abril. Isso vai facilitar o envio e ajudar na conferência dos dados.
Para quem optar pelo recebimento via Pix, é fundamental informar a chave formada pelo CPF. Essa chave é a única aceita pela Receita para garantir mais segurança na transação.
A expectativa é que o uso simultâneo da declaração pré-preenchida e do Pix ajude a agilizar os pagamentos. Por isso, a Receita recomenda que os contribuintes façam o envio o quanto antes para aumentar as chances de receber nos primeiros lotes.
Seja como for, manter os documentos organizados e acompanhar as atualizações sobre o calendário de restituição do Imposto de Renda são boas práticas para eliminar imprevistos. Assim, fica mais fácil para o dinheiro chegar na data certa.
Saiba mais: Parcelamento e descontos no Imposto de Renda: como aderir?