Brasileiros podem receber mais de R$ 20 MILHÕES após comunicado do Banco do Brasil
Banco do Brasil divulga comunicado sobre liberação de mais de R$ 20 milhões para brasileiros. Veja como consultar e sacar.
Muitos clientes do Banco do Brasil foram surpreendidos com cobranças indevidas ao longo dos últimos anos. Agora, a instituição precisará devolver mais de R$ 20 milhões para quem foi afetado.
A restituição envolve tarifas cobradas por emissão de segunda via de cartão e taxas de juros acima do permitido para microempreendedores individuais (MEIs) no cheque especial. O reembolso seguirá um cronograma definido, e os clientes devem ficar atentos aos detalhes do pagamento.
O Banco Central acompanha de perto o processo e já estabeleceu prazos para que os valores sejam devolvidos. Em caso de descumprimento, multas serão aplicadas.
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Banco do Brasil terá que reembolsar milhões de clientes
Do total a ser restituído, R$ 14,1 milhões correspondem à cobrança indevida pela segunda via de cartões com função débito ou crédito. Esse erro atingiu mais de 1,5 milhão de clientes entre maio de 2013 e junho de 2024.
Além disso, 15.453 microempreendedores individuais tiveram taxas superiores ao limite de 8% ao mês nas operações de cheque especial. Nesse caso, o prejuízo totalizou R$ 6,5 milhões entre janeiro de 2020 e outubro de 2022.
Os valores serão corrigidos pela inflação desde a data das cobranças até o momento do reembolso. Isso significa que os clientes receberão uma quantia ajustada, levando em conta a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A seguir, veja como será feita a devolução de todo esse dinheiro para os clientes do Banco do Brasil que foram afetados pelas tais cobranças indevidas.
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Devolução de dinheiro: saiba como será feita e resgate
Os clientes com dados atualizados no sistema do banco receberão a devolução automaticamente. No caso dos cartões, o dinheiro será estornado na fatura. Para os MEIs, o valor será depositado diretamente na conta bancária.
Quem não tem informações atualizadas será contatado pelo próprio Banco do Brasil para regularizar a situação e receber os valores. O prazo para conclusão do reembolso é de até 12 meses.
Se, ao final desse período, ainda houver clientes sem receber, o banco terá que repassar o saldo remanescente ao Banco Central. Além disso, há uma compensação aos cofres públicos de R$ 3,75 milhões, como parte do acordo. Caso as regras não sejam seguidas, a multa pode ser de R$ 3 mil por dia.
Para os clientes que foram afetados, o ideal é conferir os extratos bancários e acompanhar os comunicados do Banco do Brasil. Dessa forma, será possível verificar o depósito e, se necessário, entrar em contato com a instituição para mais esclarecimentos.
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