Dignidade Menstrual: prefeitura começa a realizar cadastros para INCLUIR ainda mais mulheres
Prefeitura amplia o programa Dignidade Menstrual e inicia novos cadastros. Saiba quem pode participar e como garantir esse direito.
A falta de acesso a produtos de higiene no período menstrual afeta milhões de pessoas em todo o Brasil. Esse problema vai além da saúde e interfere na rotina escolar, no trabalho e até na autoestima de quem passa por essa situação.
Para enfrentar essa realidade, políticas públicas começaram a oferecer suporte às pessoas que mais precisam. Uma das iniciativas criadas para combater essa dificuldade garante absorventes gratuitos para quem se encontra em situação de vulnerabilidade.
Assim, o objetivo do Programa Dignidade Menstrual é permitir que todas as pessoas que menstruam tenham acesso a cuidados básicos, sem precisar escolher entre itens essenciais do dia a dia e a própria higiene.

Mulheres com direito ao Programa Dignidade Menstrual
Além da distribuição dos produtos, o programa também promove informação e conscientização sobre a menstruação, ajudando a reduzir o tabu e educar a população sobre o assunto.
A inscrição no Cadastro Único é o primeiro passo para receber os absorventes gratuitos. Apenas quem já está registrado pode participar, sem necessidade de um novo cadastro.
Podem solicitar o benefício:
- Estudantes de escolas públicas com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
- Pessoas em situação de rua ou extrema pobreza, com renda de até R$ 218 por mês.
- Quem está cumprindo medidas socioeducativas ou recolhido em unidades do sistema prisional.
Após a inscrição, o participante precisa emitir uma autorização pelo aplicativo ou site do “Meu SUS Digital”. Esse documento tem validade de 180 dias e permite a retirada dos produtos em farmácias parceiras.
Saiba mais: Mulheres do CadÚnico podem receber anticoncepcional GRATUITO: saiba como garantir o seu!
Como retirar os absorventes gratuitos?
Depois de obter a autorização digital, basta ir até uma farmácia credenciada no Programa Farmácia Popular do Brasil. No momento da retirada, é necessário apresentar um documento oficial com foto e o CPF.
Cada pessoa recebe 40 unidades de absorventes a cada dois meses, o que equivale a dois ciclos menstruais. O programa facilita o acesso ao produto e evita que milhares de pessoas enfrentem dificuldades todos os meses.
O programa de dignidade menstrual reflete a importância de discutir o assunto e oferecer soluções para quem não pode arcar com os custos desses produtos. A distribuição gratuita representa um avanço na promoção da saúde e da qualidade de vida de muitas brasileiras.
Para retirar, a Central do CadÚnico de Linhares fica na Rua Rufino de Carvalho, 1306, perto da Igreja Matriz, no centro da cidade, no antigo prédio da São Bernardo Saúde. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sob a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Veja também: Descubra o segredo para garantir sua cesta básica no CRAS agora mesmo