Saiba como garantir adicional de 25% na sua aposentadoria; APROVADA lista de idosos que vão receber
Não sabia que idosos podem ganhar um adicional de 25% em suas aposentadorias? Veja se o seu nome está na lista e como solicitar o aumento.
Nem todos os aposentados sabem, mas existe um adicional que pode aumentar o valor do benefício mensal. Para algumas pessoas, esse valor extra é essencial para manter o dia a dia com mais conforto e segurança.
A Previdência Social prevê um acréscimo de 25% na aposentadoria para aqueles que dependem da ajuda de terceiros para realizar tarefas básicas.
Essa ajuda pode ser necessária para diversas situações, como dificuldades motoras severas ou doenças que limitam a autonomia. O dinheiro extra pode ser usado para contratar cuidadores, adaptar a casa ou até pagar despesas médicas. No entanto, nem todos os aposentados podem solicitar o adicional.

Quem tem direito ao adicional na aposentadoria?
Primeiramente, saiba que o benefício em questão é exclusivo para quem se aposentou por invalidez e comprova que não consegue realizar atividades sem o suporte de outra pessoa. Além disso, a solicitação passa por uma análise criteriosa feita pelo INSS, o que exige atenção aos documentos apresentados.
Já para ter acesso ao acréscimo de 25%, o aposentado por invalidez deve comprovar a necessidade de assistência contínua. Algumas condições são mais frequentes entre os segurados que recebem o adicional:
- Cegueira total;
- Paralisia grave nos braços ou pernas;
- Amputações que impedem a locomoção ou o uso das mãos;
- Doenças que mantêm a pessoa acamada permanentemente;
- Problemas neurológicos que afetam a autonomia e a comunicação.
Cada caso é analisado individualmente. O INSS avalia se a pessoa realmente depende de terceiros para atividades diárias, como alimentação, higiene e deslocamento dentro de casa.
Veja também: Aposentadoria no Brasil mudou TOTALMENTE: idade mínima, transição e pedágio
Como solicitar o pagamento extra de 25%?
O pedido deve ser feito diretamente ao INSS. Para isso, o aposentado precisa apresentar documentos médicos que comprovem a necessidade do auxílio permanente. O processo segue algumas etapas:
- Reunir laudos, exames e atestados médicos atualizados.
- Solicitar a perícia médica no site ou aplicativo do “Meu INSS” ou pelo telefone 135.
- Comparecer à perícia na data marcada, levando toda a documentação necessária.
- Aguardar a análise do INSS, que definirá se o adicional será concedido.
Caso o pedido seja negado, o segurado pode recorrer. O recurso pode ser feito dentro do próprio INSS ou, se necessário, por meio da Justiça.
O acréscimo de 25% na aposentadoria pode fazer grande diferença no orçamento dos aposentados por invalidez, especialmente aqueles que precisam de suporte contínuo. Quem se enquadra nos critérios deve buscar informações e dar entrada na solicitação o quanto antes.
Saiba mais: ACABOU a idade mínima para se aposentar? Confira as novas regras do INSS!