Tarifa Social de Água: veja como solicitar benefício e reduzir sua conta pela metade
Economize na conta de água! Saiba como solicitar a Tarifa Social e garantir descontos de até 50% no valor.
A conta de água pode ser um peso no orçamento de muitas famílias brasileiras, principalmente para quem tem a renda baixa e enfrenta dificuldades financeiras.
Para amenizar esse custo, entrou em vigor uma lei que estabelece diretrizes para um desconto na tarifa de água e esgoto. A medida busca tornar o acesso ao serviço mais justo para quem mais precisa.
Com essa mudança, prestadores de serviço de saneamento em todo o país precisam seguir regras para oferecer esse benefício. O prazo para que todas as empresas façam a adaptação já começou, mas algumas regiões já concedem esse desconto há alguns anos.

Tarifa Social de Água: quem tem direito ao desconto?
O governo também estabeleceu formas de financiar a Tarifa Social de Água, evitando impactos negativos no orçamento das companhias de abastecimento. Com isso, mais pessoas podem ser beneficiadas sem comprometer a sustentabilidade dos serviços prestados.
O programa de tarifa reduzida beneficia famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único. Além disso, idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também fazem parte do grupo que pode ter acesso à cobrança diferenciada.
A redução vale para a primeira faixa de consumo, correspondente a 15m³ de água. Isso significa que as famílias que se enquadram nos critérios pagam um valor menor pela quantidade inicial consumida, o que pode representar uma economia importante ao longo do ano.
Cada prestador de serviço é responsável por aplicar a tarifa especial e deve seguir as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.
A fiscalização do cumprimento da lei fica a cargo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, que acompanha a implementação e a eficiência do programa.
Saiba mais: CadÚnico vai oferecer desconto TOTAL na conta de luz e água até 2027? Veja só!
Passo a passo para solicitar o benefício
A inclusão na Tarifa Social de Água acontece de forma automática para quem já está no Cadastro Único e atende aos requisitos. O prestador do serviço verifica as informações nos bancos de dados disponíveis e aplica o desconto sem que a família precise fazer um pedido formal.
Caso a redução não ocorra automaticamente, o responsável pelo imóvel pode solicitar o benefício nos canais de atendimento da empresa de saneamento local. É necessário apresentar documentos que comprovem a inscrição no Cadastro Único ou o recebimento do BPC.
Cada concessionária tem seus próprios canais de atendimento para esse tipo de solicitação. Algumas oferecem atendimento em lojas físicas, enquanto outras permitem o cadastro pelo site, aplicativo ou telefone. O prazo para a análise do pedido pode variar conforme empresa, mas costuma levar até 60 dias.
Com a ampliação da Tarifa Social de Água para todo o país, mais famílias terão acesso a um serviço essencial por um preço mais acessível. Este avanço contribui para um uso mais consciente dos recursos e para a melhoria das condições de vida de quem mais precisa.
Veja também: Conta de luz NÃO vai abaixar? Aneel faz pronunciamento preocupante