Notícias

SUV chinês promete agitar mercado com estreia no Brasil

O Geely EX5 está a caminho do Brasil e promete movimentar o mercado de SUVs elétricos médios a partir de julho de 2025. Com um clima de expectativa, esse modelo chega em parceria com a Renault, que vai cuidar de tudo, desde a fabricação até as vendas. A ideia é que o EX5 brigue de frente com concorrentes como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6 HEV. As primeiras unidades já estão a caminho e desembarcarão no Porto de Paranaguá, no Paraná.

Quais são as especificações técnicas do Geely EX5?

O Geely EX5 não é só bonito; suas medidas também impressionam. Com 4,62 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,67 m de altura, ele é ideal para quem precisa de espaço, especialmente em viagens com a família. O motor elétrico dianteiro entrega 160 kW (217 cavalos) de potência e tem um torque de 32,6 kgfm, garantindo agilidade e eficiência.

Esse SUV oferece uma bateria LFP de 60,22 kWh, que permite percorrer até 530 km em ciclo chinês, o que em condições reais pode ser mais próximo de 430 km. E se a pressa bater, o carregador rápido recarrega de 30% a 80% em apenas cerca de 20 minutos, um verdadeiro alívio na correria do dia a dia.

Especificações TécnicasDetalhes
MotorElétrico, 160 kW (217 cv), 32,6 kgfm
BateriaLFP, 60,22 kWh (530 km CLTC) ou 49,5 kWh (440 km CLTC, não confirmada no Brasil)
AutonomiaAté 530 km (CLTC) / ~430 km (WLTP)
Carregamento RápidoDe 30% a 80% em ~20 minutos (150 kW)
TraçãoDianteira (FWD)
Dimensões4,62 m (C) x 1,90 m (L) x 1,67 m (A), entre-eixos 2,75 m

Como é o interior e os equipamentos do Geely EX5?

O interior do Geely EX5 é um show à parte, com um design minimalista que prioriza a tecnologia. O painel possui um instrumento digital acoplado a uma tela de 15,4 polegadas para a central multimídia. Essa tela é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de contar com um assistente de voz que responde a mais de 200 comandos.

Os materiais usados no acabamento são de alta qualidade, como couro vegano, que, além de bonito, é prático e fácil de limpar. Com bastante espaço tanto para as pernas quanto para a cabeça, o EX5 acolhe confortavelmente até cinco passageiros. Entre os itens de série, destacam-se:

  • Ar-condicionado digital (provavelmente de dupla zona)
  • Assistentes de condução (nível 2, com controle de cruzeiro adaptativo e manutenção de faixa)
  • Controle de estabilidade e tração
  • Carregamento rápido e sem fio para smartphones
  • Conectividade avançada com atualizações OTA (over-the-air)

Versões mais completas devem incluir ainda um teto panorâmico e um ótimo sistema de som, mas os detalhes específicos para o Brasil ainda estão em fase de definição.

Quais são as expectativas para o mercado brasileiro?

A volta da Geely ao Brasil, agora com a Renault, traz esperanças para os consumidores que buscam opções de qualidade no mercado de elétricos. A partir de julho de 2025, o EX5 estará disponível em 23 concessionárias inicialmente, com planos de aumentar para mais de 100 pontos de venda no futuro. Essa parceria deve facilitar a distribuição e o pós-venda, aproveitando a experiência de ambas as marcas.

O EX5 vem para competir diretamente com outros SUVs elétricos e híbridos, como o Toyota Corolla Cross Hybrid. Com uma autonomia impressionante e preços competitivos, a Geely quer se estabelecer no Brasil, que está cada vez mais aberto à mobilidade sustentável, especialmente com os incentivos fiscais e melhorias na infraestrutura de recarga.

Preços e disponibilidade no Brasil

Embora os preços exatos do Geely EX5 ainda não estejam confirmados, podemos olhar para outros mercados como referência. Na Austrália, o modelo parte de US$ 40.990 (cerca de R$ 233.000) para a versão completa e US$ 44.990 (aproximadamente R$ 256.000) na versão Inspire. No Brasil, devido aos impostos e taxas, a expectativa é que os valores fiquem entre R$ 250.000 e R$ 300.000, posicionando-se como uma alternativa interessante frente a concorrentes já conhecidos.

As vendas começarão em julho de 2025, com a rede inicial focada em grandes centros urbanos. A Geely planeja trazer também uma versão PHEV (híbrida plug-in) para o México, mas por enquanto o foco no Brasil será mesmo no modelo totalmente elétrico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo