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Se o seu BPC foi suspenso, faça ISSO para retomar os pagamentos o quanto antes

BPC pode ser suspenso por falta de atualização cadastral ou outros motivos. Veja o que fazer para regularizar a situação e recuperar seu benefício.

Em 2025, o BPC seguirá como um auxílio fundamental para muitos brasileiros, repassando um salário mínimo mensal a idosos e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover seus sustentos.

Ainda assim, o pagamento desse benefício pode ser bloqueado ou suspenso por diversos motivos, gerando dúvidas e preocupações entre os beneficiários.

Uma das principais razões para o bloqueio do BPC é a falta de atualização de dados no Cadastro Único. Por isso, o governo tem intensificado esforços para que as informações dos beneficiários estejam sempre atualizadas, a fim de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Se o seu BPC foi suspenso, faça ISSO para retomar os pagamentos o quanto antes
Reverta a suspensão do seu BPC em instantes! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Por que o BPC pode ser interrompido?

Atualmente, um mutirão de atualização de dados está em andamento, e aqueles que não atualizam suas informações há mais de quatro anos devem procurar o CRAS do município mais próximo de casa.

Além disso, o contato com o INSS pode ser feito pelo telefone 135, onde mais esclarecimentos podem ser obtidos. Afinal, o bloqueio do benefício pode acontecer por diversas razões. As principais incluem:

  • Falta de atualização no Cadastro Único: Todos os beneficiários do BPC devem manter seus dados no CadÚnico atualizados. Caso contrário, o pagamento pode ser interrompido.
  • Renda familiar acima do permitido: O BPC é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, e a renda per capita da família não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo. Caso seja identificado um aumento na renda, o benefício pode ser bloqueado.
  • Dados inconsistentes: Informações divergentes entre o CadÚnico e os sistemas do INSS podem levar ao bloqueio do pagamento.
  • Falha no saque: Se o benefício não for sacado por um período prolongado, o sistema pode entender que o beneficiário não precisa mais do auxílio, resultando no bloqueio.

Veja também: Lei do BPC tem mudanças que todo beneficiário precisa conferir

Se meu benefício for bloqueado, o que fazer?

Os beneficiários que tiverem o pagamento bloqueado devem tomar algumas providências para regularizar a situação. Como dito, o primeiro passo é acessar o portal Meu INSS ou entrar em contato pelo telefone 135 para verificar o motivo do bloqueio.

Ou seja, se o pagamento do BPC for bloqueado, o beneficiário deve acessar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido” através do portal Meu INSS. Este procedimento é indispensável para entender o motivo do bloqueio e buscar a regularização.

Já se a causa for a falta de atualização do CadÚnico, o beneficiário deve comparecer ao CRAS mais próximo com documentos pessoais, comprovante de residência e demais documentos que possam comprovar a renda familiar. O atendimento no CRAS pode ser agendado para evitar filas.

É importante ressaltar que, mesmo com o bloqueio, o depósito do benefício continua sendo realizado. No entanto, o saque não é permitido até que a situação seja regularizada. Caso o beneficiário não tome nenhuma providência após ser notificado, o benefício poderá ser suspenso definitivamente.

Saiba mais: Mais tranquilidade para idosos! BPC esclarece sobre cronograma de benefício da terceira idade!

Dicas para não ter os repasses suspensos

A atualização do CadÚnico é uma condição essencial para a continuidade do recebimento do BPC. O governo utiliza essas informações para verificar a elegibilidade dos beneficiários e garantir que os recursos sejam destinados a quem realmente necessita.

Quando as informações estão desatualizadas, há um risco maior de fraudes e de que o benefício seja pago a pessoas que não se enquadram nos critérios estabelecidos.

Os beneficiários são notificados sobre a necessidade de atualização por meio de extratos bancários ou outros meios de comunicação. Após o aviso, há um prazo de 30 dias para que as informações sejam atualizadas. Caso contrário, o pagamento é bloqueado. A suspensão ocorre após 90 dias.

A suspensão do BPC ocorre quando o beneficiário não realiza a atualização necessária dentro do prazo estipulado. Nesse caso, além de não poder sacar os valores já depositados, o beneficiário deixa de receber novos pagamentos.

Para reverter essa situação problemática, é necessário regularizar os dados no CadÚnico e solicitar a reativação do benefício junto ao INSS.

Não ignore o bloqueio do benefício

Caso o bloqueio não seja resolvido dentro do prazo, o BPC pode ser definitivamente suspenso. Isso significa que o beneficiário deixará de receber os pagamentos futuros e precisará passar por um processo mais burocrático para reativar o benefício.

Além disso, o segurado pode precisar comprovar novamente sua situação de vulnerabilidade, o que pode incluir novas perícias médicas no caso de pessoas com deficiência.

Dependendo do tempo sem atualização, o INSS pode até mesmo entender que o beneficiário não se enquadra mais nos critérios e negar um novo pedido de concessão do BPC.

Por isso, é fundamental que os beneficiários fiquem atentos às notificações enviadas pelo governo e mantenham seus dados sempre atualizados.

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

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