NotíciasCadastro Único

Aprenda a reduzir sua conta de luz em até 19% já no começo de 2025

Diminua o valor da sua conta de luz de forma fácil e comece 2025 economizando um bom dinheiro; saiba mais

Manter o consumo de energia sob controle pode parecer desafiador, especialmente em épocas mais quentes do ano, quando o uso de aparelhos aumenta. No entanto, pequenas mudanças na rotina podem fazer uma diferença considerável no valor mensal da conta.

Muitos aparelhos eletrônicos presentes nas residências continuam consumindo energia mesmo desligados, quando permanecem em stand-by. Esse detalhe, muitas vezes negligenciado, pode significar um gasto desnecessário ao final do mês.

Além de medidas simples como desconectar aparelhos da tomada, algumas famílias podem se beneficiar de programas sociais que oferecem descontos na conta de energia. Tais alternativas ajudam principalmente quem enfrenta maior dificuldade financeira.

Aprenda a reduzir sua conta de luz em até 19% já no começo de 2025
Reduza valor da conta de luz em 2025! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Reduzindo conta de luz com algumas ações simples

Tirar alguns aparelhos da tomada pode trazer economia imediata. Equipamentos como smart TVs, mesmo desligados, consomem energia quando estão em stand-by.

Uma TV de 20 polegadas, por exemplo, que fica ligada 8 horas por dia, pode consumir até 30,45 kWh no mês. Esse consumo equivale a R$ 22,23, dependendo do valor da tarifa local.

Ao deixar a residência por períodos prolongados, como viagens ou longos dias de trabalho fora, o ideal é desconectar esses aparelhos. A economia gerada por essa prática pode representar até 20% na conta de luz, dependendo do perfil de consumo da família.

Outra dica é priorizar o uso consciente de equipamentos de maior consumo, como chuveiros elétricos, ar-condicionado e geladeiras. Ajustar o termostato, utilizar ventiladores em substituição ao ar-condicionado e aproveitar a luz natural durante o dia também ajudam a reduzir os gastos.

Saiba mais: Alívio na conta! Benefício de R$ 1.412 pode ser solução para suas dívidas

Tarifa Social: uma solução para famílias de baixa renda

Além das mudanças no uso diário de energia, o programa Tarifa Social pode ser uma alternativa para quem possui baixa renda. Oferecido pelo Governo Federal, ele concede descontos diretamente na conta de luz. O benefício é válido para famílias inscritas no CadÚnico ou que recebem o BPC.

O desconto na conta de luz varia conforme o consumo de energia da residência. Quanto menor o uso, maior o percentual de desconto aplicado. Para participar, é necessário apresentar documentos e solicitar o benefício junto à concessionária local.

Combinando o uso consciente de energia com programas de apoio, muitas famílias conseguem reduzir significativamente os gastos. Como vimos, pequenos ajustes no cotidiano ajudam a economizar e explorar as opções disponíveis pode resultar em um alívio financeiro importante.

Portanto, se você ainda não segue essas dicas ou não é inscrito no CadÚnico, aproveite para adquirir novos hábitos já no começo de 2025.

Veja também: Economize até 65% da conta de luz com o CadÚnico em 2025: basta levar ESTES documentos ao CRAS!

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo