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Brasileiros podem receber mais de R$ 20 MILHÕES após comunicado do Banco do Brasil

Banco do Brasil divulga comunicado sobre liberação de mais de R$ 20 milhões para brasileiros. Veja como consultar e sacar.

Muitos clientes do Banco do Brasil foram surpreendidos com cobranças indevidas ao longo dos últimos anos. Agora, a instituição precisará devolver mais de R$ 20 milhões para quem foi afetado.

A restituição envolve tarifas cobradas por emissão de segunda via de cartão e taxas de juros acima do permitido para microempreendedores individuais (MEIs) no cheque especial. O reembolso seguirá um cronograma definido, e os clientes devem ficar atentos aos detalhes do pagamento.

O Banco Central acompanha de perto o processo e já estabeleceu prazos para que os valores sejam devolvidos. Em caso de descumprimento, multas serão aplicadas.

Brasileiros podem receber mais de R$ 20 MILHÕES após comunicado do Banco do Brasil
Banco do Brasil terá que devolver milhões de reais em dinheiro a clientes! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Banco do Brasil terá que reembolsar milhões de clientes

Do total a ser restituído, R$ 14,1 milhões correspondem à cobrança indevida pela segunda via de cartões com função débito ou crédito. Esse erro atingiu mais de 1,5 milhão de clientes entre maio de 2013 e junho de 2024.

Além disso, 15.453 microempreendedores individuais tiveram taxas superiores ao limite de 8% ao mês nas operações de cheque especial. Nesse caso, o prejuízo totalizou R$ 6,5 milhões entre janeiro de 2020 e outubro de 2022.

Os valores serão corrigidos pela inflação desde a data das cobranças até o momento do reembolso. Isso significa que os clientes receberão uma quantia ajustada, levando em conta a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A seguir, veja como será feita a devolução de todo esse dinheiro para os clientes do Banco do Brasil que foram afetados pelas tais cobranças indevidas.

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Devolução de dinheiro: saiba como será feita e resgate

Os clientes com dados atualizados no sistema do banco receberão a devolução automaticamente. No caso dos cartões, o dinheiro será estornado na fatura. Para os MEIs, o valor será depositado diretamente na conta bancária.

Quem não tem informações atualizadas será contatado pelo próprio Banco do Brasil para regularizar a situação e receber os valores. O prazo para conclusão do reembolso é de até 12 meses.

Se, ao final desse período, ainda houver clientes sem receber, o banco terá que repassar o saldo remanescente ao Banco Central. Além disso, há uma compensação aos cofres públicos de R$ 3,75 milhões, como parte do acordo. Caso as regras não sejam seguidas, a multa pode ser de R$ 3 mil por dia.

Para os clientes que foram afetados, o ideal é conferir os extratos bancários e acompanhar os comunicados do Banco do Brasil. Dessa forma, será possível verificar o depósito e, se necessário, entrar em contato com a instituição para mais esclarecimentos.

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Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

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