NotíciasCadastro Único

Serasa emite novo recado para mais de 70 milhões de brasileiros com dívidas ativas

Número de brasileiros com dívidas ativas no Serasa é preocupante, e alerta do órgão exige bastante atenção de quem já enfrenta dificuldades financeiras

Nos dias de hoje, milhões de brasileiros buscam soluções para sair da inadimplência, especialmente com a ajuda de plataformas como a Serasa. A instituição oferece oportunidades para regularizar a situação financeira, mas também atrai a atenção de golpistas.

Com o aumento da quantidade de fraudes, os devedores devem estar atentos a possíveis enganações que se aproveitam da credibilidade da Serasa. A preocupação com os golpes cresceu junto ao aumento do número de pessoas endividadas, que já ultrapassa os 70 milhões, segundo a Serasa.

Em razão dessa grande quantidade de inadimplentes, os criminosos têm utilizado técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas. Portanto, é de suma importância que as pessoas saibam identificar essas fraudes antes que algo prejudicial aconteça.

Serasa emite novo recado para mais de 70 milhões de brasileiros com dívidas ativas
Comunicado extremamente importante do Serasa contempla CPFs com o nome negativado! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Golpes mais comuns aplicados em nome do Serasa

No texto de hoje, vamos detalhar os principais golpes que usam o nome da Serasa, como reconhecê-los e como se proteger. Ao entender as táticas dos golpistas, você pode tomar as medidas necessárias para não ter ainda mais problemas com a sua vida financeira.

Dito isso, o golpe mais comum relacionado ao nome da Serasa começa com um contato inesperado, seja por telefone, SMS ou e-mail. Os golpistas afirmam que a vítima tem uma dívida pendente e oferecem descontos irresistíveis para quitá-la.

Além disso, os criminosos podem prometer a remoção do nome da lista de inadimplentes, desde que um pagamento antecipado seja feito. Para quem está na lista de devedores, receber essa proposta é algo tentador, o que acaba sendo um prato cheio para os golpistas.

Outro crime envolve a oferta de empréstimos com condições que parecem vantajosas, como taxas de juros muito baixas e aprovação rápida. No entanto, os criminosos exigem um depósito antecipado como garantia. Após o pagamento, o empréstimo nunca é liberado, e o dinheiro pago não é devolvido.

Veja também: Receita Federal alerta sobre golpe do Imposto de Renda que está fazendo várias vítimas: cuidado!

Melhores dicas para se proteger e reconhecer um golpe

Para não cair nesses golpes, é importante seguir algumas precauções. Primeiramente, nunca forneça dados pessoais ou financeiros a contatos não solicitados, seja por telefone ou mensagem. Afinal, a Serasa nunca solicita essas informações por e-mail ou telefone.

Da mesma maneira, preste bastante atenção em alguns sinais de alerta, como ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Fique atento a erros de português, formatação inadequada nas mensagens e endereços de e-mail suspeitos. Se o contato parecer suspeito, desconfie e verifique a legitimidade antes.

Caso você seja vítima de um golpe, comunique imediatamente seu banco e bloqueie qualquer transação suspeita. Em seguida, registre um boletim de ocorrência e informe o Serasa sobre o ocorrido para que tomem as devidas providências.

Por fim, compartilhe sua experiência para ajudar outras pessoas a não cometerem o mesmo erro. Ademais, sempre monitore suas contas bancárias e use serviços de proteção de crédito, quando possível, para manter suas finanças seguras.

Saiba mais: Golpe do PIX: Banco Central vai devolver valores de quem caiu na armadilha? Saiba mais!

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo