Notícias

Quer assistir televisão de graça? programa do Governo Federal está realizando a entrega de kit’s, saiba como solicitar

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, que usam antenas parabólicas em capitais com 5G ativo, podem agendar a troca por kits de sinal digital gratuitamente. Esta medida busca prevenir interferências na TV via satélite devido à nova tecnologia 5G, garantindo qualidade superior de som e imagem. A iniciativa é coordenada pela Siga Antenado, com apoio do Ministério das Comunicações e da Anatel.

Tudo isso é para se adaptar à tecnologia do 5G

A chegada do 5G nas capitais brasileiras exige adaptações para manter a qualidade da recepção de TV via satélite. A Siga Antenado, em colaboração com o Ministério das Comunicações e a Anatel, facilita essa transição fornecendo kits com sinal digital para famílias cadastradas no Cadastro Único.

A ação visa a modernização dos equipamentos de recepção, evitando interferências provocadas pela faixa de frequência do 5G (3.625 a 3.700 MHz). Os beneficiados não só recebem equipamentos modernos mas também a instalação gratuita dos mesmos.

Até o momento, 12 capitais já ativaram o 5G, incluindo Brasília, Belo Horizonte, e São Paulo, com mais cidades como Rio de Janeiro e Florianópolis aderindo em breve. Além dessas, Fortaleza, Natal, e Campo Grande também entram na lista de elegíveis para o recebimento dos kits. Esse esforço coordenado assegura que a transição para a nova tecnologia seja suave para os usuários de TVRO, sem comprometer o acesso a canais abertos via satélite.

Saiba como realizar a solicitação do kit

Para solicitar o kit de sinal digital, as famílias devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado por telefone ou pelo site. A elegibilidade é verificada pelo CPF do solicitante, garantindo que o benefício alcance quem realmente precisa.

A iniciativa não se aplica a quem já possui acesso à TV digital por antenas digitais externas ou internas, nem para usuários de TV por assinatura, enfatizando o foco nas famílias de baixa renda que dependem da TVRO.

A instalação dos equipamentos é completamente gratuita para aqueles no Cadastro Único, destacando o compromisso social da iniciativa. Além de assegurar acesso à televisão de qualidade, o programa facilita a inclusão digital dessas famílias, permitindo-lhes aproveitar os benefícios da TV digital sem custos adicionais. Este processo simplificado visa a rápida adaptação ao ambiente de mídia evoluído, promovendo igualdade no acesso às tecnologias de comunicação.

Diego Marques

Tenho 21 anos e sou de Sobral (cidade onde foi comprovada a teoria da relatividade em 1919), atualmente, estou terminando a faculdade de enfermagem e trabalhando na redação de artigos, através das palavras, busco ajudar o máximo de usuários possíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo