NotíciasCadastro Único

INSS vai PREMIAR 140 MIL beneficiários do INSS com valores ‘antigos’: entenda pagamento!

INSS inicia pagamento de valores retroativos a 140 mil segurados; veja se você está na lista e como consultar seu benefício.​

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou para abril o início do pagamento de valores retroativos de benefícios, referentes a uma revisão milionária que afetará milhares de segurados. Os pagamentos se estendem até o fim do ano, com valores liberados para beneficiários ativos e inativos.

O Governo Federal, juntamente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), firmou um acordo na Justiça, assegurando que aproximadamente 140 mil pessoas possam receber esses bônus incrível.

A revisão de benefícios do INSS será realizada após o reconhecimento de erros de cálculo nos pagamentos feitos entre 2002 e 2009. A correção foi possível depois que o Sindnapi entrou com uma ação judicial em nome dos beneficiários afetados.

INSS vai PREMIAR 140 MIL beneficiários do INSS com valores 'antigos': entenda pagamento!
Mais de 100 mil beneficiários do INSS podem ter valores a receber do órgão! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Quem pode receber o pagamento da revisão?

O governo começou a realizar esses pagamentos com base em um acordo judicial e, com a decisão da Justiça, muitos beneficiários que estavam com os cálculos errados entre 2002 e 2009 serão beneficiados com o valor retroativo. Esses pagamentos ocorrerão entre abril e dezembro.

Para ter direito ao pagamento da revisão, é preciso ter recebido auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez entre 2002 e 2009. A revisão se aplica àqueles que, ao longo desses anos, foram prejudicados pelo erro de cálculo dos valores de seus benefícios e entraram com ação judicial.

Os beneficiários podem acessar informações sobre o pagamento da revisão diretamente pelo aplicativo Meu INSS. Ao fazer login com o CPF e a senha do gov.br, o segurado pode consultar seu histórico de crédito de benefício e verificar se há valores a serem recebidos.

Caso a revisão tenha sido realizada com sucesso, o valor a ser pago será exibido. Caso contrário, uma mensagem indicará que não há valores a serem liberados. Faça sua consulta e confirme agora mesmo!

Veja também: INSS barrou seu auxílio-doença? Confira DICAS para garantir benefício em dois toques

Como saber se você está na lista do INSS?

O primeiro passo para saber se você tem direito à revisão é consultar seu nome na lista dos beneficiados. Para isso, basta acessar o aplicativo ou o site Meu INSS e realizar o login com o CPF e a senha.

Em seguida, na seção de “Histórico de Crédito de Benefício”, será possível visualizar se existe algum valor devido. Caso contrário, a mensagem “Consulta à Revisão artigo 29 não retornou dados para o cidadão” será exibida.

Os valores devidos aos beneficiários serão pagos diretamente nas contas bancárias habilitadas no processo de solicitação da revisão. O prazo para o pagamento dos benefícios ativos vai até 31 de maio de 2025, enquanto os benefícios inativos serão pagos até 31 de dezembro de 2025.

A quantia total a ser paga pelo INSS gira em torno de R$ 750 milhões, distribuídos entre aqueles que estão com seus benefícios ativos e os que já estão inativos. Assim, diversas pessoas podem ter uma boa quantia a receber.

Esses pagamentos representam uma importante correção para aqueles que, por um longo período, não receberam o valor correto de seus benefícios. No entanto, para receber esse valor, o segurado deve ter acionado a Justiça e solicitado formalmente a revisão.

Saiba mais: INSS: saiba em quais casos o governo pode SUSPENDER o seu benefício e proteja-se!

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo