NotíciasCadastro Único

Golpe do falso pagamento obriga empresa a emitir novo alerta para consumidores

Plataforma de compra e venda famosa no Brasil comunica brasileiros que costumam anunciar no site; saiba como se prevenir do novo golpe

Comprar e vender online se tornou parte do cotidiano de muitas pessoas, em especial por meio de plataformas como a OLX. No entanto, à medida que as transações digitais aumentam, também crescem as fraudes aplicadas a vendedores desavisados.

Entre esses golpes, um dos mais comuns é o falso pagamento, que pode prejudicar aqueles que não estão atentos. Este golpe envolve um fraudador que se passa por comprador. O criminoso envia um comprovante de pagamento falso ao vendedor, levando-o a acreditar que o pagamento foi feito.

Pressionado pela urgência do “comprador”, o vendedor envia o produto, mas acaba descobrindo que o pagamento nunca foi realizado. Esse tipo de fraude está se espalhando rapidamente, e muitos vendedores caem nessa armadilha todos os dias.

Golpe do falso pagamento obriga empresa a emitir novo alerta para consumidores
Fraudes na compra de produtos levam ao golpe do falso pagamento, gerando prejuízos financeiros aos vendedores! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Como o golpe do falso pagamento ocorre?

Em razão dessa nova prática golpista, entender como os criminosos operam e adotar medidas de segurança é a melhor maneira de você não sair no prejuízo. Hoje, vamos ver como esse golpe é aplicado e como você pode se proteger de se tornar mais uma vítima.

O golpe começa quando o fraudador demonstra interesse em um produto anunciado, pedindo detalhes e informações de contato para fechar a negociação. Em seguida, ele envia um comprovante de pagamento falso, que muitas vezes parece legítimo, imitando as características visuais de comprovantes da OLX.

Depois de enviar o documento, o golpista pressiona o vendedor a enviar o produto rapidamente, muitas vezes alegando urgência. Em alguns casos, o fraudador ainda solicita informações adicionais, como fotos de documentos pessoais ou dados bancários, alegando ser necessário para concluir a venda.

Contudo, lembre-se de que a OLX nunca solicita esse tipo de dado durante uma negociação, o que deve ser já um sinal de alerta. Em caso de dúvidas, recomendamos entrar em contato com a própria plataforma para não ser enganado.

Saiba mais: Fraudes no PIX estão desviando milhões de reais; aprenda a identificar quando é golpe

Dicas para não se tornar a próxima vítima

Para evitar ser vítima do golpe, o primeiro passo é manter todas as conversas dentro da plataforma da OLX. Caso o comprador peça para concluir a transação fora da plataforma, desconfie e denuncie. Jamais compartilhe informações pessoais ou bancárias, pois isso não é necessário para finalizar uma venda.

Outro ponto importante é estar atento a pedidos de pagamento diretamente em nome da OLX. A plataforma não participa de trocas ou entregas de produtos e não envia comprovantes de pagamento.

As notificações de venda só acontecem dentro do chat da OLX ou na área logada do site. Assim, antes de enviar qualquer produto, certifique-se de que o pagamento foi confirmado e que você pode seguir com a entrega.

A OLX oferece diversas opções para proteger seus usuários. Para uma venda segura, use as opções de envio com garantia, como os Correios ou parceiros logísticos, e o serviço Clique e Retire. A plataforma também oferece pagamentos online que só liberam o produto após confirmação do pagamento.

É importante destacar que a empresa não tem parcerias com outros aplicativos ou serviços de entrega. Portanto, qualquer solicitação de envio ou pagamento fora das opções oficiais deve ser vista com cautela. Ao seguir essas diretrizes, os vendedores podem diminuir consideravelmente os riscos de cair em fraudes.

Veja também: Receita Federal alerta sobre golpe do Imposto de Renda que está fazendo várias vítimas: cuidado!

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo