É possível saber quem está “na frente” na fila para o Auxílio Gás? confira a lista de prioritários
Há três anos o programa Auxílio Gás está auxiliando os brasileiros na hora da compra do gás de cozinha, algo que anteriormente, era bastante difícil, sobretudo, após a incidência da pandemia em todo o mundo. Todavia, não são todos os brasileiros que podem ter direito ao repasse, já que as vagas são limitadas, então, os interessados devem realizar o cadastro no CadÚnico e após isso, esperar surgir vagas na folha de pagamentos.
O que poucos sabem é que há uma “lista de prioritários” para ter direito ao repasse bimestral para a compra do gás. Então, confira quais critérios são esses e saiba quem está em “sua frente” na fila da para a folha de pagamentos.
Como funciona o auxílio gás?
O auxílio gás, também chamado por muitos de vale gás, é um programa social que é repassado aos Brasileiros que estão dentro das vagas previstas para cada cidade, de modo bimestral, é repassado o valor correspondente 100% da média do preço do gás nos últimos seis meses.
O repasse é realizado junto com o do Bolsa Família, portanto, o cronograma é o mesmo. Vale pontuar, que nem sempre o repasse foi de 100% do valor do gás, antes, era de apenas 50%, mas com o adicional do Governo, ficou bem mais fácil a vida dos beneficiários.
Então, o processo para receber é bem simples, basta que o interessado esteja aprovado dentro do programa e após isso, no dia especificado no cronograma que é divulgado pelo Governo, ele acessar o aplicativo Caixa Tem para realizar a movimentação do dinheiro.
Quem possui preferência na lista de espera?
Como todos já devem imaginar, a fila de espera possui uma lógica para que ocorra a seleção dos beneficiários, os atuais critérios para escolher quem deve entrar primeiro na folha de pagamentos é:
O primeiro critério são famílias onde o CadÚnico está atualizado, após isso, a renda per capita entra em jogo, quanto menor a renda, maiores são as chances. Logo após, encontra-se as famílias com mais membros no núcleo familiar, além disso, beneficiários do Bolsa Família têm prioridade, por último, os cadastros de inscritos que estão aptos de acordo com a qualificação do gestor local.
Leia também:
- Beneficiários do Auxílio Gás podem usar o dinheiro para outras finalidades? Entenda se há penalidades
- Liberou geral! Confira os novos SORTUDOS que irão garantir R$ 100 ou mais do Governo
- Botijão vazio? NUNCA MAIS! Conheça o vale gás do Governo Federal
Outro detalhe que poucos conhecem, é que mulheres vítimas de violência doméstica também acabam tendo direito a prioridade na lista de espera, no caso, aquelas que estão sob monitoramento de medidas protetivas.
Portanto, não é possível mensurar de fato quem está na sua frente na fila do auxílio gás, mas é possível verificar quais os critérios são utilizados, assim, é possível saber que quem está na frente, é porque atende a mais critérios que você. Mas tudo é questão de paciência, assim que surgir vaga na folha de pagamentos, novas pessoas serão inseridas.