Descontão de Natal é para todos? Milhares de famílias têm entre 10% até 65% de desconto na conta de energia
Milhares de famílias podem ter até 65% de desconto na conta de energia. Veja quem tem direito e como garantir o benefício da Tarifa Social.
Com o fim do ano se aproximando, muitos brasileiros se perguntam se terão direito a descontos na conta de energia. O descontão de Natal, oferecido por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, promete aliviar o bolso das famílias de baixa renda, com descontos que variam entre 10% e 65%.
Mas será que todos podem se beneficiar? Para receber o abatimento na conta de energia, é preciso atender a alguns critérios e manter os dados cadastrais atualizados.
Muitas famílias que têm direito ao benefício ainda não estão cadastradas ou enfrentam problemas devido a informações divergentes. Veja o que fazer e entre na lista dos beneficiários.
Quem realmente pode ter desconto na conta de energia?
Embora a Tarifa Social seja um benefício voltado para famílias de baixa renda, nem todas estão automaticamente incluídas.
Para participar, é necessário que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e cumpram certos requisitos, como:
- Renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
- Ter um integrante com deficiência ou doença, que exija uso contínuo de equipamentos médicos que dependam de energia elétrica;
- Famílias indígenas ou quilombolas, que podem receber até 100% de desconto;
- Idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A saber, esses critérios são usados para identificar quem tem direito ao desconto na conta de energia, que é aplicado de forma automática pela concessionária, desde que os dados estejam devidamente cadastrados e atualizados.
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Como garantir o desconto na conta de energia?
Para que o desconto seja aplicado na conta de energia, é importante que as informações do CadÚnico estejam corretas e correspondam exatamente aos dados fornecidos à companhia, a CPFL. Veja os passos para se cadastrar ou atualizar os dados:
- Dirija-se ao CRAS mais próximo para se inscrever no CadÚnico ou para atualizar as informações.
- Certifique-se de que os dados estão idênticos em ambos os sistemas, incluindo nome completo, CPF, RG e endereço.
- Verifique a inclusão automática pela CPFL, que faz o cruzamento dos dados com o CadÚnico para conceder o benefício.
Se houver divergência, como nomes escritos de forma diferente ou endereços desatualizados, a inclusão no programa pode ser impedida. Por isso, manter as informações atualizadas é importante para garantir que o desconto seja aplicado corretamente.
Quantas famílias podem ser beneficiadas?
Nas regiões de São Carlos e Mococa, no estado de São Paulo, por exemplo, mais de 25 mil famílias que têm direito ao desconto na conta de energia ainda não estão inscritas no programa. Abaixo, uma tabela com o número de famílias cadastradas e as que ainda podem ser incluídas:
Cidade | Total Cadastrado | Que Têm Direito |
---|---|---|
Américo Brasiliense | 1.360 | 2.342 |
Araraquara | 8.612 | 13.340 |
Boa Esperança do Sul | 762 | 1.196 |
Brotas | 548 | 1.100 |
Caconde | 992 | 1.608 |
Casa Branca | 1.016 | 1.993 |
Descalvado | 645 | 1.189 |
Divinolândia | 460 | 940 |
Dourado | 419 | 660 |
Gavião Peixoto | 159 | 325 |
Ibaté | 1.774 | 3.681 |
Itobi | 332 | 620 |
Matão | 2.821 | 4.800 |
Mococa | 2.063 | 3.596 |
Motuca | 140 | 305 |
Nova Europa | 379 | 651 |
Ribeirão Bonito | 413 | 752 |
Rincão | 468 | 693 |
Santa Lúcia | 190 | 308 |
São Carlos | 6.967 | 13.743 |
São José do Rio Pardo | 1.979 | 3.414 |
São Sebastião da Grama | 284 | 538 |
Tapiratiba | 453 | 878 |
Trabiju | 138 | 221 |
Total | 33.374 | 58.893 |
Na prática, os dados mostram que há um grande número de famílias que ainda podem se beneficiar do programa, mas que precisam regularizar seus cadastros.
Por que muitas famílias ainda não recebem o desconto?
Muitas vezes, a falta de atualização das informações no CadÚnico é o principal motivo pelo qual milhares de famílias não recebem o desconto na conta de luz. Problemas comuns incluem:
- Nomes registrados de forma diferente em cada sistema;
- Endereços desatualizados;
- Dados incorretos de documentos pessoais.
Para resolver isso, a CPFL realiza campanhas informativas e busca ativamente os consumidores que atendem aos critérios, mas que ainda não estão cadastrados corretamente.
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