Cadastro Único

CRAS Brasília: Agendamento, Telefone, Endereço e Dúvidas

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, gratuito e fundamental, que oferece diversos programas e benefícios para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O CRAS é a porta de entrada para a rede socioassistencial da cidade, promovendo a inclusão social e o fortalecimento da autonomia das famílias.

CRAS Brasília

Serviços oferecidos pelo CRAS

  • Cadastro Único (CadÚnico): Permite o acesso a diversos programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Auxílio Brasil e Tarifa Social de Energia Elétrica.
  • Acompanhamento familiar: Orientação e apoio às famílias em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho e renda.
  • Serviços de proteção social: Atendimento a situações de violência, negligência e abandono.
  • Auxílio em situações de emergência: Fornecimento de cestas básicas, kits de higiene e outros itens de necessidade básica.
  • Encaminhamento para outros serviços: Orientação e encaminhamento para outros serviços da rede socioassistencial, como Centros de Convivência e CREAS.

Como encontrar o CRAS mais próximo de você

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal disponibiliza uma ferramenta online para consulta dos CRAS por região administrativa.

Agendamento

O agendamento para atendimento presencial no CRAS pode ser feito online, por telefone ou presencialmente.

Online:

  • Acesse o site da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (https://www.sedes.df.gov.br/) e siga as instruções na página do CRAS desejado.
  • Utilize o aplicativo “DF Social”, disponível para aparelhos iOS e Android.

Telefone: 

  • Ligue para o número do CRAS desejado. A lista completa e atualizada dos telefones está disponível no site da secretaria ou no aplicativo “DF Social”.

Presencialmente: 

  • Vá até o CRAS mais próximo de você com seus documentos e solicite o agendamento.

Locais de atendimento

O Distrito Federal possui 55 unidades do CRAS distribuídas pelas 33 regiões administrativas da cidade. Você pode encontrar o endereço do CRAS mais próximo de você na ferramenta online da secretaria, na lista completa disponível no site ou no aplicativo “DF Social”.

CRAS/E-MAILENDEREÇO DO CRASTELEFONERESPONSÁVELHORÁRIO DE ATENDIMENTO
BRASÍLIA
cras_bsb@sedes.df.gov.br
Av. L2 Sul – SGAS 614/615, Asa Sul – Brasília3773-73563773-73573773-7358 Nathalia Eliza de Freitas 8h às 18h
BRAZLÂNDIA VEREDAS
cras_brz@sedes.df.gov.br
Área Especial II, Quadra 35/36, Vila São José, Brazlândia3773-73613773-73623773-7363 Josilene de Cássia Santos da Fonseca 8h às 18h
CANDANGOLÂNDIA
crascand@sedes.df.gov.br
Quadra 02 Área Especial S/N – Candangolandia3773-73663773-73673773-7368 Valéria de Sousa Lima 8h às 18h
CEILÂNDIA NORTE
crasceinorte@sedes.df.gov.br
QNN 15 – Área Especial Módulo A, Via Oeste – Ceilândia3773-73713773-73723773-73733773-7374 Rosinei Silva Faria8h às 18h
CEILÂNDIA P SUL
craspsul@ sedes.df.gov.br
 EQNP 12/16 Área Especial S/Nº Lote A/B – Ceilândia3773-73763773-73773773-73783773-7379 Marciene Paulina da Silva 8h às 18h
CEILÂNDIA SUL
crascei@sedes.df.gov.br
QNM 15 A/E Módulo A – Ceilândia3773-73813773-73823773-7383 Fernando Santos de Santana 8h às 18h
ESTRUTURAL
crasest1@sedes.df.gov.br
Quadra 05 A/E 02 – Setor Oeste – Estrutural3773-73863773-73873773-7388 Adriana A. Almeida 8h às 17h
FERCAL
crasfercal@sedes.df.gov.br
DF 150 Km 12 – Área Especial, S/N, Engenho Velho – Sobradinho 3773-73913773-73923773-7393 Diana Maria J. de Carvalho da Silva 8h às 17h
GAMA
crasgama@sedes.df.gov.br
Área Especial 11/13 Setor Central – Gama3773-73963773-73973773-7398 Valéria Lemos da
Costa 
8h às 18h
GUARÁ
crasguara@sedes.df.gov.br
EQ 15/26 – Área Comunal 01 – Guará3773-74013773-74023773-7403 Viviane Rodrigues Viana Monteiro 8h às 18h
ITAPOÃ
crasita@sedes.df.gov.br
Quadra 61 – Área Especial 03 – Del Lago – Itapoã3773-74063773-74073773-7408 Keila Patricia da Silva Medina 8h às 17h
ITAPOÃ PARQUE  Avenida Itapoã Parque, QD 502 AE 03 Carlos Alberto8h às 17h
NÚCLEO BANDEIRANTE
crasban@sedes.df.gov.br
Avenida Central A/E – Lote E – Núcleo Bandeirante3773-74113773-74123773-7413 Adriana Flores 8h às 18h
PARANOÁ
craspar@sedes.df.gov.br
Quadra 03, Área Especial 07, S/N Paranoá3773-74163773-74173773-74183773-7699 Irvana Teixeira Fernandes8h às 17h
PLANALTINA
crasplan@sedes.df.gov.br
Área Especial H, Lote 6 – Setor Educacional – Planaltina3773-74193773-74203773-7421 Alessandro Marques da Silva 8h às 18h
PLANALTINA ARAPOANGA
crasarapoanga@sedes.df.gov.br
Quadra 05, Conjunto F, Lote 05 –Planaltina Arapoanga.3773-74243773-74253773-74263773-7427 Renata Rodrigues Flores 8h às 17h
RECANTO DAS EMAS I 
crasrec@sedes.df.gov.br
Quadra 602 -Área Especial- Lote 01 – Recanto da Emas3773-74293773-74303773-74313773-7432 Katia Cristina Teixeira de Jesus 8h às 17h
RECANTO DAS EMAS II
crasrecanto2@sedes.df.gov.br
Quadra 113 área especial 01 – Recanto das Emas3773-74333773-7295 Thiago de Carvalho da Silva8h às 18 h
RIACHO FUNDO I
crasrfi@sedes.df.gov.br
QS 12, Área Especial, Lote F – Riacho Fundo I 3773-7434
3773-7435
3773-7436
 Samantha Barros
Correa 
8h às 18h
RIACHO FUNDO II
crasrf2@sedes.df.gov.br
QC 04, Área Especial 01 – Riacho Fundo II3773-74393773-74403773-7441 Paolo de Sousa 8h às 17h
SAMAMBAIA EXPANSÃO
crassamexp@sedes.df.gov.br
QR 833, Conjunto 08, Lote 01/02 – Samambaia Expansão3773-74443773-74453773-74433773-744698303-765999450-9813  Ana Luzia Dias França Souza 8h às 17h
SAMAMBAIA SUL
crassam@sedes.df.gov.br
QN 317, Área Especial 02, Samambaia3773-74493773-74503773-74513773-7452 Roberta Silvia Nunes Leite 8h às 17h
SANTA MARIA
crassmaria@sedes.df.gov.br
EQ 209/309, Área Especial B, Santa Maria3773-74543773-74553773-74563773-7457 Shirley da Silva
Gomes Pereira 
8h às 17h
SANTA MARIA PORTO RICO
crasportorico@sedes.df.gov.br 
1ª Etapa , Conjunto F, casa 09, Condomínio Porto Rico, Santa Maria  3773-7394 Zilmaria Alves da Silva8h às 18h
SÃO SEBASTIÃO
crassseb@sedes.df.gov.br
Quadra 201, Área Especial, Residencial Oeste – São Sebastião3773-74843773-74853773-74863773-7487 Jean Vitor Cândido8h às 18h
SOBRADINHO
crassob@sedes.df.gov.br
Quadra 06, Área Especial, Nº 03 Sobradinho3773-74593773-74603773-7461 Mônica Maria Alves Diógenes 8h às 18h
SOBRADINHO II
crassob2@sedes.df.gov.br
AR 13, Área Especial 05, Sobradinho II3773-74643773-74653773-7466 Verônica Inácio da Silva 8h às 18h
CEILÂNDIA SOL NASCENTE 
crassolnascente@sedes.df.gov.br 
Estação da Cidadania – QNR 02 – Ceilândia3773-71193773-7123Luiza Rodrigues de Souza8h às 17h
TAGUATINGA
crastag@sedes.df.gov.br
QNG 27, Área Especial nº 4 – Taguatinga3773-74693773-74703773-7471 Luiz Carlos de Oliveira8h às 18h
TAGUATINGA AREAL
crasareal@sedes.df.gov.br
OS 09 Área Especial / lote 01 a 07 Areal – Águas Claras 3773-7474
3773-74753773-7476
3773-7477
 Keula Mirielle Barbosa da Silva 8h às 17h
VARJÃO
crasvar@sedes.df.gov.br
Quadra 07, Conjunto D, Área Especial 01 – Varjão3773-74793773-74803773-7481 Karoline da Rocha Souza8h às 18h

Telefones dos CRAS de Brasília

A lista completa e atualizada dos telefones dos CRAS de Brasília pode ser encontrada no site da secretaria ou no aplicativo “DF Social”: https://www.sedes.df.gov.br/programa-df-social-2/

Dúvidas

Se você tiver dúvidas sobre os serviços do CRAS, pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal:

Documentos necessários para atendimento no CRAS

  • RG e CPF original;
  • Comprovante de residência atual;
  • Cartão SUS (se tiver);
  • Certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos (para alguns serviços).

É importante lembrar que:

  • O atendimento pelo CRAS é gratuito.
  • É necessário levar os documentos originais solicitados.
  • Chegue com antecedência para o seu atendimento agendado.
  • Caso tenha alguma deficiência auditiva ou de fala, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal disponibiliza atendimento via Libras ou pelo serviço de Atendimento Especializado (Teleatendimento): 0800 645 0008.

Dicas para um atendimento mais rápido:

  • Tenha em mãos os documentos necessários antes de ir ao CRAS.
  • Chegue com antecedência para o seu atendimento agendado.
  • Se possível, agende seu atendimento online, pelo aplicativo “DF Social” ou pela Central de Atendimento ao Cidadão para evitar filas.
  • Se você tiver dúvidas, não hesite em perguntar ao profissional do CRAS.

Lembre-se: O CRAS está à sua disposição para te auxiliar. Não hesite em buscar seus direitos e garantir o seu bem-estar social. Utilize os canais de comunicação disponíveis para agendar seu atendimento, obter informações e esclarecer suas dúvidas.

Informações adicionais

  • A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal oferece diversos outros serviços para a população em situação de vulnerabilidade social. Você pode encontrar mais informações no site da secretaria, na Central de Atendimento ao Cidadão ou no aplicativo “DF Social”.
  • O Cadastro Único (CadÚnico) é a porta de entrada para diversos programas sociais do governo federal. Se você ainda não está cadastrado, procure o CRAS mais próximo de você e faça o seu cadastro.
  • Os CRAS também oferecem serviços de orientação jurídica, psicológica e social. Se você precisar de ajuda em alguma dessas áreas, procure o CRAS mais próximo de você.

Esperamos que estas informações sejam úteis!

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo