NotíciasCadastro Único

Restituição do IR tem primeiro pagamento definido: confira datas e quem recebe antes!

Para quem estava ansioso para receber a restituição do Imposto de Renda, calendário divulgado pela Receita Federal vai acalmar os ânimos

O pagamento da restituição do Imposto de Renda deste ano começará em breve, na mesma data marcada para o fim do prazo para enviar a declaração. A data de liberação do primeiro lote do reembolso já gera expectativa em milhões de brasileiros.

Apesar da animação, muitos contribuintes ainda não cumpriram suas obrigações com o Fisco. Por esse motivo, é necessário regularizar sua situação o quanto antes. Afinal, quanto mais cedo preencher sua declaração, mais cedo poderá receber!

Para quem não sabe, a restituição acontece quando o contribuinte paga mais imposto do que deveria ao longo do ano. Isso pode ocorrer por meio de descontos na folha de pagamento, deduções permitidas ou por pagar imposto sobre rendimentos isentos.

Restituição do IR tem primeiro pagamento definido: confira datas e quem recebe antes!
Receita Federal divulga datas dos lotes de restituição do Imposto de Renda! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Receita define critérios para restituição do IR

A Receita Federal, ao comparar o que foi pago e o que deveria ter sido pago, calcula se há um valor a ser devolvido. Assim, para quem pagou mais tributo do que precisava, a restituição é uma forma de receber esse valor de volta.

Por outro lado, a prioridade para receber o reembolso é definida por alguns critérios. A idade é um desses requisitos, e pessoas com mais de 80 anos têm a maior prioridade, seguidas de idosos com 60 anos ou mais.

Também têm prioridade os contribuintes com doenças graves ou deficiência. Outro grupo que recebe antes são aqueles que trabalharam na área da educação, além de quem usou a declaração pré-preenchida e optou pelo Pix como forma de recebimento.

Os pagamentos são feitos em cinco lotes, com o primeiro previsto para o próximo dia 30 de maio. A Receita também organiza lotes residuais, e contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida têm prioridade, especialmente se escolheram a chave Pix para o pagamento.

Para quem não usou tais ferramentas para declarar o IR, o tempo de espera pode ser um pouco mais longo, mas a consulta sobre o status pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, clicando aqui.

Saiba mais: Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda é uma boa? Contribuintes já estão aderindo!

Passo a passo para verificar status do pagamento

A forma mais fácil de verificar o status da restituição do Imposto de Renda é utilizando os canais oficiais. O contribuinte pode acessar o site da Receita Federal ou usar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” para consultar informações sobre os lotes. Pelo portal, também é possível corrigir possíveis pendências.

Além disso, a opção de preencher a declaração de forma mais ágil e segura, por meio da ferramenta pré-preenchida, oferece vantagens. Esta prática pode reduzir erros no preenchimento e acelerar o processo, já que traz informações fiscais automaticamente.

Por outro lado, quem não enviar a declaração até o dia 30 de maio e perder o prazo, estará sujeito a multas. A penalidade é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, o que pode aumentar significativamente a dívida do contribuinte.

Sendo assim, ficar atento ao calendário e enviar a declaração corretamente e dentro do prazo elimina qualquer problema que venha a surgir. É fundamental acompanhar a liberação dos lotes e corrigir rapidamente qualquer erro encontrado. Confira as datas de cada lote:

LoteData de pagamento
1º lote30 de maio de 2025
2º lote30 de junho de 2025
3º lote31 de julho de 2025
4º lote29 de agosto de 2025
5º lote30 de setembro de 2025

Veja também: Imposto de Renda 2025: confira nova tabela do IR e descubra de quanto será seu desconto

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo