NotíciasCadastro Único

INSS ensina a consultar primeira parcela do décimo terceiro: quem terá direito ao abono?

INSS disponibiliza consulta para a primeira parcela do décimo terceiro. Aprenda a verificar o valor e se também vai receber o abono natalino antecipado.

A consulta ao décimo terceiro do INSS já está disponível para aposentados, pensionistas e outros beneficiários. O pagamento do adiantamento, que acontece ainda em abril, oferece um alívio financeiro para milhões de brasileiros.

Com a economia em constante mudança, essa antecipação é uma importante ajuda para quem depende dessa renda mensal. Já o processo para consultar o valor do décimo terceiro é simples e pode ser feito pela internet ou por telefone.

A plataforma “Meu INSS” permite que o segurado acesse seu extrato de pagamento de forma rápida, sem sair de casa. Para quem não tem acesso à internet, o atendimento também é possível por telefone, fazendo com que ninguém seja deixado de lado.

INSS ensina a consultar primeira parcela do décimo terceiro: quem terá direito ao abono?
Beneficiários do INSS já podem consultar valores da primeira parcela do décimo terceiro! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Consulta ao décimo terceiro e datas de saque

Para consultar o valor do adiantamento do décimo terceiro, basta acessar a plataforma Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo. Após fazer login com o CPF e a senha, o usuário deve selecionar a opção “Extrato de Pagamento”. O extrato pode ser baixado e oferece todas informações sobre o pagamento.

Mesmo quem não possui acesso à internet pode ligar para a Central 135. A ligação pode ser feita de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ao ligar, o beneficiário precisa fornecer o número do CPF e confirmar alguns dados pessoais para garantir a segurança do processo.

O pagamento do décimo terceiro será feito em duas parcelas. A primeira parcela, que corresponde a 50% do valor, começa a ser paga em 24 de abril e termina no dia 8 de maio para quem ganha um salário mínimo. Já a segunda parcela será paga de 26 de maio a 6 de junho.

Por outro lado, segurados que recebem mais do que o salário mínimo terão a primeira parcela liberada entre 2 e 8 de maio, dependendo do número final de seu benefício. Por fim, a segunda parcela para esse grupo será liberada entre os dias 2 e 6 de junho.

Saiba mais: Décimo terceiro salário do INSS tem calendário revelado: primeira parcela está CHEGANDO!

Beneficiários do INSS sem direito ao pagamento

Por mais que muitos segurados do INSS tenham direito ao décimo terceiro antecipado, é importante destacar que o abono não será pago a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que atende idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade econômica.

Mesmo que o BPC seja administrado pelo órgão previdenciário, ele é um benefício considerado como uma assistência social, não uma aposentadoria. Isso porque dispensa contribuições mensais ao Instituto. Com isso, não dá direito ao 13° nem à pensão por morte aos dependentes do beneficiário.

Além do mais, o governo também esclareceu que não há previsão do pagamento de um “14º salário”, uma informação falsa que circula nas redes sociais. Por mais que a proposta já tenha sido colocada em pauta no Congresso, há pouca esperança de que seja aprovada, pelo menos não nesse momento.

Dito tudo isso, o 13° salário do INSS representa uma ajuda extra para quem já conta com o benefício, sendo uma fonte importante de respiro financeiro para milhões de brasileiros, especialmente aqueles que recebem pouco por mês.

A consulta antecipada às datas de pagamento e valores disponíveis permite uma melhor organização financeira por parte dos beneficiários, ajudando a organizar as contas dos próximos meses.

Veja também: INSS eliminou idade mínima? Entenda quais são as novas regras de aposentadoria no Brasil!

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo