NotíciasCadastro Único

Décimo terceiro salário do INSS tem calendário revelado: primeira parcela está CHEGANDO!

Aposentados e pensionistas do INSS receberão a primeira parcela do 13º salário a partir de 24 de abril; confira o calendário completo e as datas de pagamento.

A partir do dia 24 de abril, os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS começam a receber a primeira parcela do décimo terceiro salário. Com isso, um total de 34,2 milhões de pessoas será beneficiado, o que promete injetar R$ 73,3 bilhões na economia.

A antecipação do pagamento, que ocorre anualmente, já se tornou uma prática consolidada, beneficiando muitos brasileiros. Com o décimo terceiro salário do INSS sendo pago de forma escalonada, a cada ano o valor injetado na economia cresce, contribuindo para o consumo e aquecendo o mercado.

Apesar de ser uma tradição, há sempre uma certa confusão sobre quem tem direito ao 13º do INSS e quando ele será pago. As datas de pagamento, que variam conforme o número final do benefício, exigem que os segurados fiquem atentos para não perderem a data.

Décimo terceiro salário do INSS tem calendário revelado: primeira parcela está CHEGANDO!
Chegada de décimo terceiro anima aposentados e pensionistas do INSS! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Calendário de pagamento do décimo terceiro antecipado

A primeira parcela do 13º salário será paga a partir do dia 24 de abril, com um valor correspondente a 50% do benefício de cada segurado. O pagamento será feito de acordo com o número final do beneficiário, e o cronograma de pagamentos vai até o dia 8 de maio.

Por outro lado, a segunda parcela do 13º salário será liberada entre 26 de maio e 6 de junho, completando assim o valor total do décimo terceiro. Saiba mais a seguir se você tem direito a esse extra antecipado pelo INSS.

Os pagamentos da 1ª parcela serão iniciados para aqueles que ganham o salário mínimo, e a ordem de pagamento seguirá a numeração do benefício, de acordo com o calendário. O valor total do 13º salário será creditado diretamente na conta bancária do beneficiário, conforme as datas de seu pagamento.

É importante que os segurados verifiquem as datas específicas do seu pagamento e se programem para realizar o saque dentro do período estabelecido. Isso garante que o valor seja retirado sem problemas e evita qualquer tipo de atraso ou confusão nos repasses. Confira as datas completas:

Veja também: INSS divulga PÉSSIMA notícia para 2 MILHÕES de brasileiros: saiba quem está sendo prejudicado!

Realizando consulta ao abono natalino do INSS

Para consultar o valor do 13º salário, o beneficiário pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, onde deve fazer o login com seu CPF e senha. Uma vez dentro do sistema, o segurado deve selecionar a opção “Extrato de Contribuição” e baixar o PDF com os valores detalhados.

A consulta permite verificar a quantia exata que será recebida, além de confirmar se o pagamento está conforme o esperado. Já para aqueles que não têm acesso à internet, a alternativa é utilizar a Central de Atendimento do INSS, ligando para o número 135.

Lembrando que o atendimento por telefone é gratuito e está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. O beneficiário precisará informar o número do CPF e confirmar alguns dados cadastrais para garantir que a solicitação seja processada de forma segura e sem riscos de fraude.

A consulta ao valor do décimo terceiro salário é uma etapa importante para o beneficiário, pois permite que ele se organize financeiramente e tenha acesso às informações corretas sobre os valores que receberá no decorrer do ano. Por isso, é recomendável que todos os segurados consultem desde já.

Saiba mais: Por ordem da Justiça, INSS terá que desembolsar mais de R$ 2 BILHÕES em atrasados: veja!

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens e atual redator do Cadastro Único Brasil. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo