Se não justificar ausência no Encceja 2024 até ESTA data, vai ter que pagar: não perca tempo!
As inscrições para o Encceja 2025 estão chegando, mas quem quiser participar sem pagar precisa justificar, caso tenha faltado na edição anterior.
O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) é uma oportunidade oferecida pelo Governo Federal para jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.
Com o objetivo de garantir a certificação desses níveis educacionais, o exame é voltado para aqueles que, por diferentes motivos, interromperam seus estudos e desejam validá-los.
Além disso, a participação no Encceja é totalmente gratuita e voluntária, e oferece a chance de reingresso no sistema educacional formal por meio de avaliação de competências.

Quem pode participar do Encceja?
O Encceja é destinado a jovens e adultos que buscam a certificação de ensino fundamental ou médio. A participação é aberta a qualquer pessoa que tenha a idade mínima exigida para cada nível de ensino.
Para o ensino fundamental, o candidato deve ter 15 anos ou mais, enquanto para o ensino médio, a idade mínima é 18 anos. A edição de 2025 será uma excelente oportunidade para aqueles que desejam retomar seus estudos e concluir o ensino básico. Para participar, basta atender a essas condições e realizar a inscrição no período estabelecido.
Saiba mais: Com medo de PERDER a aposentadoria por invalidez? Saiba como evitar isso! – CadÚnico Brasil
Quando abrem as inscrições do Encceja 2025?
As inscrições para o Encceja 2025 ocorrerão entre os dias 21 de abril e 2 de maio. Durante esse período, os candidatos poderão se inscrever gratuitamente para a certificação do ensino fundamental ou médio.
O processo é simples e feito online por meio da plataforma do Encceja, acessível através do site oficial. Além da inscrição, é importante destacar que, nesse mesmo período, os candidatos poderão solicitar atendimento especializado ou registrar seu nome social, caso seja necessário.
Não perca: CadÚnico passa por reformulação jamais vista em sua história: conheça principais MUDANÇAS!
É necessário justificar ausência na prova anterior?
Caso o candidato tenha se inscrito para a edição anterior do Encceja e não tenha comparecido à prova, ele precisa justificar sua ausência para poder participar novamente do exame sem pagar a taxa de inscrição.
A justificativa deve ser feita até 28 de março de 2025, por meio da plataforma oficial do Encceja, com o envio da documentação comprobatória que explique a razão da falta. Essa documentação será avaliada, e o resultado da análise será divulgado no dia 7 de abril. Se a justificativa for aceita, o candidato poderá realizar a inscrição sem custos adicionais.
Como ocorre a aplicação das provas?
A aplicação das provas do Encceja 2025 ocorrerá no dia 3 de agosto, com o exame dividido em dois turnos: manhã e tarde. O exame abrange quatro áreas do conhecimento, sendo elas ciências, matemática, língua portuguesa, redação, inglês, espanhol, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.
Essas disciplinas são avaliadas de acordo com os conteúdos do ensino fundamental ou médio, dependendo do nível de certificação desejado pelo candidato. O Inep será responsável pela definição dos locais de prova, que serão informados posteriormente.
O Encceja 2025 é uma excelente chance para jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada. A participação é aberta a todos que atendem aos requisitos mínimos de idade, e as inscrições já estão próximas.
Caso o candidato tenha faltado à prova anterior, é importante que ele justifique sua ausência até o final de março para poder garantir a inscrição sem custos adicionais.
Veja outros: Calendário ATUALIZADO do Fies, ProUni e SiSU em 2025: anote na agenda! – CadÚnico Brasil